Pergunta 56- Como há de ser Cristo exaltado em vir segunda vez para julgar o mundo?
“Cristo há de ser exaltado na sua vinda para julgar o mundo, em que, tendo sido injustamente julgado e condenado pelos homens maus, virá segunda vez no último dia com grande poder e na plena manifestação da sua glória e da do seu Pai, com todos os seus santos e anjos, com brado, com voz de arcanjo e com a trombeta de Deus, para julgar o mundo em retidão”
At. 3:14-15; Mat. 24:30; Luc 9:26, I Tess. 4:16; At. 17:31.
Quando crianças e lemos ou ouvimos histórias sobre heróis, aprendemos a crer que, por mais difícil que seja a saga do “herói”, no final tudo ocorrerá bem e, como nas histórias de contos infantis, o “herói” retornará de sua aventura sendo saudado por todos por suas conquistas.
Agora, já crescidos ou não, podemos imaginar como será o retorno do maior de todos os heróis, aquele que se entregou por pessoas que não o amavam, aquele que se entregou em plena obediência ao seu Pai, aquele que, movido pelo Espírito Santo, pagou o preço das nossas dívidas. O nosso herói, o Senhor Jesus.
O nosso herói, o nosso Rei Jesus, que desde a eternidade é detentor de toda a honra e glória, ao caminhar nessa história, nas estradas empoeiradas da Palestina, abriu mão de sua glória, para viver como um de nós. Tomou a forma humana e experimentou as misérias da nossa vida, experimentou desprezo, humilhação, necessidades, injustiças, e, ao fim de sua vida, foi crucificado como um terrível criminoso.
Sabemos que a história não terminou ali, aquele não foi o ultimo capítulo e a páscoa assim como a santa ceia, nos fazem lembram que Jesus venceu a morte, Jesus ressuscitou! Aliás, após a sua ressurreição caminhou por 40 dias até que, de forma grandiosa e maravilhosa, subiu aos céus. Mas aquele ainda não foi o último capítulo, porque ele prometeu que iria voltar.
O Senhor Jesus prometeu que um dia iria voltar, e quando voltasse resgataria a sua igreja e este sim será o último dia da história da redenção, o dia que mudará completamente o mundo como nós o conhecemos, o dia em que Céus e Terra irão se encontrar e será inaugurado “Novos céus e nova Terra”.
O dia do Retorno do Rei será marcado pela maior manifestação da glória de Deus que o mundo poderá ver, o dia em que o Senhor Jesus virá com grande poder, com toda autoridade, com toda a divindade e humanidade que fazem parte do seu ser, com todos os seres viventes, anjos, arcanjos, dando a ele toda a glória por aquilo que ele é, por aquilo que fez, por aquilo que ele faz.
Neste dia, tudo o que conhecemos como celebração, tudo o que já vimos como exaltação a alguém, todas as cerimônias por mais complexas e belas que tenham sido realizadas, não passarão de sombra do que será a exaltação ao retorno do Rei Jesus.
Jesus será exaltado, Jesus será glorificado, Jesus será plenamente reconhecido como o único fico de Deus. Todos os serem viventes irão se prostrar diante do filho de Deus. Não haverá reis, ricos, pobres, doutos ou indoutos, mas apenas uma multidão de milhares de milhares, de milhões de milhões que, com o rosto em terra, reconhecerão que Jesus é o Filho de Deus.
Que Deus nos abençoe!