Menu Mobile

 

 
Fechar galeria
IPB LOGO

Pergunta 54- Como Cristo é exaltado em sentar-se à destra de Deus?

Um dos temas que mais geram dificuldades de interpretação é a glorificação de Cristo, ou, em outras palavras, seu estado de glória, pois é um estado que trás consigo muitos mistérios, diante do silêncio das Escrituras sobre alguns aspectos.

Neste sentido, o Catecismo Maior de Westminster vem mais uma vez nos auxiliar no esclarecimentos destes pontos teológicos. E não apenas isto, mais nos trazer luz sobre suas implicações práticas. Para isto, vejamos que respostas o Catecismo nos trás sobre a pergunta supra citada (citada acima).

A resposta do Catecismo é de que Cristo é exaltado sendo “elevado ao mais alto favor de Deus pai”. Isto significa que Deus o exaltou sobremaneira, acima de todo nome e de toda criação. Devemos entender que esta exaltação de Cristo é mediante sua humilhação terrena, pois Cristo, como Deus que é, sempre esteve acima de toda a criação, pois ele é o Criador.

No entanto, enquanto messias substituto aqui na terra, ele teve que esvaziar-se, no sentido de abrir mão de usufruir, temporariamente, de seus direitos divinos, para cumprir de forma cabal e perfeita a nossa substituição redentiva.

Devemos notar, mediante isto, que Cristo recebeu do pai, como recompensa de sua humilhação vicária (substitutiva), a posição mais elevada, tendo de volta sua autoridade sobre todas as coisas, o que fica claro, através da metáfora do assentar-se à direita do Pai. Metáfora porque, Cristo não está assentado literalmente, pois ele não se cansa para que seja necessário um repouso numa cadeira, mesmo que seja um trono.

Mas a expressão assentar-se à direita do Pai implica em reassumir sua posição divida perante a criação e ao lado do Pai, como uma recompensa pelo seu trabalho messiânico (cf. Isaías 53). É claro que Deus pode fazer que esta metáfora seja revelada dentro da história através de uma manifestação circunstancial, como aconteceu na visão de Estêvão, que viu Cristo à destra do Pai.

Isto deve provocar em nossas almas uma profunda reverência à pessoa de Cristo, bem como total submissão às suas ordem como Senhor da Igreja. Alegremo-nos em Cristo por sua exaltação, e adoremos seu santo nome.

 

A ele a glória para sempre, amém!

Compartilhe:

Novidades

Acesse as últimas pregações, aulas e estudos bíblicos

23/08/2022
50 ANOS DE IPB DIADEMA
IP Diadema

22/08/2022
ESTUDO ESPECIAL DE FÉRIAS – AS BEM-AVENTURANÇAS
IP Diadema

07/10/2021
1ª SEMANA DA FÉ REFORMADA DO PRRD
IBRAK PRRD

Igreja Presbiteriana do Brasil em Diadema -
Todos os direitos reservados.