Pergunta 51- Qual é o estado de exaltação de Cristo?
“O estado de exaltação de Cristo compreende a sua ressurreição, ascensão, o estar sentado à destra do Pai, e a sua segunda vinda para julgar o mundo.”
I Cor. 15:4; Luc. 24:51; Ef. 4:10, e 1:20; A 1:11.
Desde de crianças, somos instigados a sempre vencer, quer no jogo de videogame, futebol, amarelinha, eu para aqueles mais antigos, bolinha de gude. Via de regra, nós gostamos não apenas de jogar mas de ganhar, e ao ganhar ser exaltado pelos méritos do nosso esforço.
Este sentimento não novo, e não é apenas nosso, quando olhamos para o exemplo dos apóstolos, eles também se alegravam nos sinais e prodígios que faziam, acima de tudo porque estes apontavam para Cristo, e exaltavam ao Senhor.
E é exatamente assim que deve ser. Toda Honra, glória e majestade, devem ser tributados a Deus, devem exaltar ao nosso Criador, porque somente ele é digno de ser exaltado, e o restante não passada de sombra.
Somente Jesus Cristo ressuscitou, somente Jesus Cristo ascendeu aos céus, somente Jesus Cristo está à destra do Pai, e somente Jesus Cristo virá julgar o mundo, porque Somente Jesus Cristo tem esse poder.
Nenhuma outra pessoa da história é tão digno de ser exaltado quanto o Senhor Jesus, somente ELE viveu sem pecado, fez exatamente o Deus ordenou, obedecendo até mesmo a morte de Cruz.
Considerando essa realidade, de Cristo como o Senhor Perfeito, podemos pensar “Se nós nos orgulhamos por coisas tão pequenas que fazemos, e por vezes em nosso coração nos gabamos por nossos feitos”, precisamos lembrar que isso não é nada, não somos nada diante daquele que realmente deve ser exaltado. Não passamos de pós.
Precisamos considerar diante de nossos feitos, que estes devem glorificar a Deus, e que nossa vida deve exaltar o nome do Nosso Senhor, apesar dele já estar exaltado, ocupando o lugar mais alto e absoluto que possa existir.
Devemos lembrar, que diferente dos homens que ao exaltarem a si mesmos viram as costas para aqueles que aos seus olhos não são assim “tão bons”, o nosso amado Senhor se inclina para ouvir as súplicas dos seus irmãos, e as leva diante do Pai.
Nosso Senhor, por mais exaltado que és, jamais se esqueceu de nós e prova disto, é que o seu último estado de exaltação será na sua volta, quando vier buscar a sua igreja com poder e grande glória!
Que possamos ansiar esse glorioso dia. Dia em que toda exaltação humana cairá por terra, e somente Deus será exaltado na pessoa do Filho.
A ELE toda a glória!