Pergunta 50 – Em que consiste a humilhação de Cristo após a sua morte?
Entender o conceito da Humilhação de Cristo é fundamental para a fé cristã, e especialmente para a nossa edificação. Isto porque a humilhação de Cristo, antes de tudo, revela o quão grande é o amor de Deus por nós, pois ensina que o Deus onipotente deixou sua glória para se encarnar num corpo mortal e e cheio de fraquezas.
A humilhação de Cristo ocorre desde o seu nascimento até após sua morte. A resposta do Catecismo Maior a pergunta citada no tema é que a humilhação de Cristo após a sua morte consiste em ele ter sido sepultado (1Co. 15. 3, 4). É importante salientar que Cristo ressuscitou ao terceiro dia, e ressuscitou como o mesmo corpo, mas transformado em corpo glorificado.
Mas até o terceiro dia, Cristo permaneceu sepultado. Até após sua morte Cristo sofreu a humilhação de ter um corpo sujeito às mesma fraquezas que o nosso, pois até o terceiro dia o corpo de Cristo sofreu todos os processos biológicos de um corpo sem vida.
Vale salientar que nós discordamos da doutrina que ensina que neste período de três dias Jesus foi ao inferno pregar aos espíritos em prisão. Não entendemos assim. Após sua morte Jesus não desceu ao inferno, antes foi recebido no seio do Pai, pois ele mesmo disse ao ladrão da cruz: “Hoje mesmo estarás comigo no paraíso”(Lc. 23. 43). Em ocasião oportuna daremos maiores detalhes da explicação e das razões porque cremos assim.
Ademais, vale ressaltar aqui as implicações da humilhação de Cristo para nossas vidas. Devemos entender que se Cristo se humilhou tornando-se homem e morrendo por nós, assim também nós devemos tomar a postura de servo uns dos outros, nos humilhando perante Deus e servindo uns aos outros em amor.
Que assim nos abençoe e vivamos de maneira digna de tamanho amor revelado na cruz.