Pergunta 49- Como se humilhou Cristo em sua morte?
De acordo com o nosso Catecismo, a humilhação da morte de Cristo começou com a traição de Judas. Devemos entender que a traição de Judas foi uma humilhação, porque Judas estava traindo o próprio Deus, e estava traindo a pessoa que mais o abençoou, ou seja, Jesus.
A humilhação da morte de Cristo implica também deserção de seus discípulos. Depois de três anos juntos, onde Cristo mostrou o caminho da salvação aos discípulos, estava então Jesus sozinho, abandonado por todos eles. No momento mais crítico da sua vida, Jesus se encontrou sozinho.
Outro aspecto da humilhação de Jesus foi os dois julgamentos injustos sofridos por ele. Jesus foi julgado de forma claramente injusta pelas autoridades judaicas. Jesus também foi condado injustamente pelas autoridades romanas.
O Catecismo Maior de Westminster destaca ainda que Jesus se humilhou ao suportar a luta espiritual contra os poderes das trevas, nos momentos que antecedia a sua morte. Até o último momento Jesus sofreu afronta do Diabo.
É digno de nota ainda, que Jesus se humilhou quando teve que nos substituir na obediência da lei. Cristo não precisava obedecer a lei de Deus, porque ele é o próprio Deus Mesmo não precisando cumprir toda a lei (porque ele já era um observador inato da lei, por causa de seu caráter santo e divino) ele se humilhou ao se tornar homem, para cumprir este propósito.
Jesus ainda foi humilhado porque sofreu a morte que apenas os piores criminosos sofriam, que era a Cristo. Estava ele, lá exposto ao desprezo, homem de dores. Estava despido publicamente, tendo sede e profunda dor física. No entanto, precisamos destacar, que o maior sofrimento de Cristo foi ter recebido a ira de Deus, o abandono de Deus Pai. Essa foi sua maior dor e sua maior humilhação. Mas, ao terceiro dia Ele venceu a morte. Todo esse processo humilhante foi para nos honrar diante de todos, a fim de sermos participantes de seu reuni.