Pergunta 45- Como Cristo exerce as funções de Rei?
Esta pergunta do Catecismo Maior já trás consigo o pressuposto de que Cristo é Rei. Cristo, em sua relação ontológica na Trindade (ou seja, na essência da Trindade) sempre foi soberano sobre todas as coisas, pois ele é o criador e rei de todas as coisas, tal qual o Pai e o Espírito Santo são.
No entanto, o reinado de Cristo apontado pelo Catecismo Maior de Westminster destaca o reinado de Cristo em contraposição ao seu estado de humilhação quando estava aqui na terra. O estado de humilhação em que Cristo estava aqui na terra fazia-se necessário no processo substitutivo de nossa redenção. Depois de passar por toda a humilhação aqui na terra, Cristo ressuscitou e agora reina soberanamente sobre todas as coisas. Foi por isso que ele afirmou que toda autoridade lhe foi dada no céu e na terra. É por isso que a Bíblia nos ensina que nós reinamos com Cristo. Vejamos então de que forma Cristo exerce esse reinado.
A resposta do Catecismo é que, em primeiro ligar, Cristo exerce seu governo dando à igreja códigos de disciplina, oficiais e leis. Quando a igreja exerce sua função purificadora e disciplinadora, então Cristo está exercendo seu domínio. Cristo exerce seu domínio sobre a igreja, exortando-a a se submeter a suas leis. Também exerce seu governo quando corrige os crentes que vivem em descompasso à sua lei.
Cristo exerce seu reinado quando mantém a igreja triunfante em meio a propagação do Evangelho. Também Cristo exerce seu domínio quando faz com que todas as coisas contribuam para a formação do seu caráter nos crentes (Rm. 8. 26-30). Cristo, finalmente, exerce seu domínio como rei, fazendo com que todas as coisas concorram para a consumação do fim.
Sejamos submissos e obedientes ao nosso Rei dos Reis.