Pergunta 42- Por que foi o nosso Mediador chamado Cristo?
O nosso Mediador foi chamado Cristo, porque foi acima de toda a medida ungido com o Espírito Santo; e assim separado e plenamente revestido com toda a autoridade e poder para exercer as funções de profeta, sacerdote e rei da sua igreja, tanto no estado da sua humilhação, como no da sua exaltação.
Mat. 3:16; João 3:24; Sal. 45:7, João 6:27; At. 3:22; Luc. 4:18, 21; Heb. 5:5-6; Isa- 9:6-7.
Estamos acostumados a nos dirigirmos as pessoas por aquilo que elas representam para nós ou para a nossa sociedade e também por aquilo que elas fazem. Isso funciona por exemplo com um juiz, parlamentar, pedreiro, mecânico, médico, e tantos outros.
No caso de médico, por exemplo, costumamos dizer: “Doutor <nome do médico>” e esse título, as vezes indevido pelo fato do médico em questão não ter feito um doutorado, representa para nós alguém que estudou muito, tem conhecimento, é confiável e digno de respeito.
Quando chamamos a Jesus, como Cristo, estamos de uma certa forma nos dirigindo a ele por aquilo que ele é, e representa, no caso este nome Cristo, o identifica como sendo o ungido de Deus, e de fato ele é digno deste nome, porque somente ele pleno em Espírito, Poder e Glória, somente ele é o filho amado do Deus pai.
Sendo assim, Jesus é chamado de o Cristo por se o filho de Deus, o nosso amado mediador, o único capaz de atender as exigências de Deus e de se entregar plenamente por nós. Somente ele é Santo, somente ele é Justo, somente ele é Puro. Somente ele cumpriu o papel de Sacerdote, Profeta e rei, cumprindo cabalmente o plano de Deus.
Sabedores desta verdade, devemos ao nos dirigir a Jesus o Cristo refletir sobre o que este nome, “Cristo” significa. Quais suas implicações? Porque ele é chamado assim? O que ele fez? E quando fizermos isso, certamente nosso coração se encherá de alegria, satisfação e esperança.
Cristo nos amou!
Ninguém fez o que Jesus Cristo fez, ninguém é o Cristo a não ser Jesus, sendo assim, devemos nos achegar ao Senhor Jesus com todo respeito, amor, gratidão, reverência, que somente ele merece.
Por isso, lembre-se Jesus é o Cristo de Deus, digno de honra, majestade e poder, somente ele é Sacerdote, Profeta e Rei, e ele nos ama!
A Jesus Cristo toda a glória!