Menu Mobile

 

 
Fechar galeria
IPB LOGO

Pergunta 20- Qual foi a providência de Deus para com o homem no estado em que ele foi criado?

A pergunta 20 do Catecismo Maior nos explica a providência de Deus para com o homem antes de sua queda, ou seja, as maneiras e os métodos que Deus instituiu para cuidar e preservar o homem.

O Catecismo divide essa providência de Deus em 4 partes: designando o trabalho, atribuindo autoridade sobre os animais, instituindo o casamento e concedendo comunhão entre Deus e o homem. Muitos acreditam seriamente que o trabalho foi dado por Deus ao homem como consequência do pecado de Adão e Eva. Entretanto, a Bíblia nos ensina que o Senhor criou o homem e o colocou no Jardim do Éden para o cultivar e o guardar (Gn 2:15).

Percebe-se, portanto, que o trabalho é benção, e não maldição. Aliás, engana-se quem crê que após a morte, no Novo Céu e Nova Terra, não haverá trabalho, uma vez que o Paraíso em que Adão foi colocado é uma figura do descanso porvir a todos os filhos de Deus. Deus também sujeitou os animais ao homem.

A ciência, até hoje influenciada pelas teorias evolucionistas, assemelha o homem com os animais, alegando que a capacidade de pensar é a única característica que distingue o homem do animal. No entanto, a Palavra de Deus nos diz que o homem foi a única criatura feita à imagem de Deus, e sujeitou as demais criaturas ao homem, dando-lhe autoridade para nomear, cuidar e se alimentar delas (Gn 1:26-27, 30; 2:19-20).

A providência de Deus também foi manifestada na ordenação do matrimônio. Observando que o homem estava só, Deus, em sua misericórdia e bondade, criou Eva, auxiliadora idônea, da costela de Adão (Gn 2:21-23). Essencialmente, o homem foi criado para liderar e a mulher para auxiliar o homem em sua liderança, porque esta é a vontade de Deus (Ef 5:22-33). Quando esta ordem padrão não é seguida, o resultado é drástico, como nos exemplifica a história de Acabe e Jezabel (1Rs 16:29-34; 21:1-19).

E, por fim, Deus instituiu o sétimo dia para se tornar sagrado e dedicado à comunhão do homem com Deus. A Bíblia nos ensina que Deus terminou toda sua criação no sétimo dia e o separou e santificou para descanso de toda obra que realizou (Gn 2:2-3). A todo o povo de Deus foi ordenado que se guardasse o sábado por meio de mandamento (Ex 20:11), e, no Novo Testamento, por ocasião da ressurreição de Jesus, houve a troca da guarda do sábado para o domingo, porém mantendo a essência de separar o dia para manter comunhão com Deus. Uma evidência da transferência do dia é a reunião da igreja primitiva no primeiro dia da semana (At 20:7).

Portanto, fica evidente o cuidado e amor de Deus em colocar o homem em um lugar perfeito, com todas as condições de sustentar-se fisicamente, tornando-o autoridade sobre os animais, instituindo a maravilhosa benção do casamento e designando um dia para dedicar-se integralmente em comunhão com o Senhor.

 

Deus seja louvado!

Compartilhe:

Novidades

Acesse as últimas pregações, aulas e estudos bíblicos

23/08/2022
50 ANOS DE IPB DIADEMA
IP Diadema

22/08/2022
ESTUDO ESPECIAL DE FÉRIAS – AS BEM-AVENTURANÇAS
IP Diadema

07/10/2021
1ª SEMANA DA FÉ REFORMADA DO PRRD
IBRAK PRRD

Igreja Presbiteriana do Brasil em Diadema -
Todos os direitos reservados.