Menu Mobile

 

 
Fechar galeria
IPB LOGO

Pergunta 144. Quais são os deveres exigidos no nono mandamento?

Conservar e promover a verdade a nossa boa reputação e a do próximo é um dos deveres exigidos no nono mandamento que trataremos aqui nesta reflexão, este dever exigirá uma luta contra desejos naturais do ser humano, a soberba, o orgulho, a arrogância, o senso de superioridade, o egoísmo, medo, sentimentos que afloram constantemente e são alimentados pelo pecado do homem, a solução portanto é buscar regularidade na leitura da palavra, oração e conhecimento de Deus, é o observamos na carta aos Efésios 6:10,11

“No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.”.

Não temos força em nós mesmos, dependemos do Senhor e da força do seu poder, infelizmente no relacionamento com as pessoas, há diferentes pensamentos em relação a verdade, a grupos que se ofendem, acham que uma opinião contraria mesmo que verdadeira é desagradável e desrespeitosa, outros não querem declarar sua opinião sincera por acreditar que a outra parte não está preparada para receber tais palavras e poderá com elas se entristecer, alguns utilizam-se da omissão evitando conflitos. Percebe-se um dilema, qual verdade deve-se utilizar?

A sincera e fiel as convicções bíblicas, a minha verdade ou aquela que causará menos conflitos? Podem nos responder que em um mundo onde tudo é relativo à verdade também pode ser, dependendo do ponto de vista e da situação acha-se o melhor caminho e a melhor resposta.

Mas não encontramos este tipo de relativismo nas escrituras pelo contrário ela nos orientando a andar na verdade do Senhor. Salmos 25:5 Guia-me na tua verdade e ensina-me, pois tu és o Deus da minha salvação; por ti estou esperando todo o dia. João 8:31,32 Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente, sereis meus discípulos e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.

Se formos guiados pelo Senhor, se permanecermos na palavra certamente conheceremos a verdade e seremos libertos do pecado e das relatividades da vida, a palavra do Senhor conserta, ajusta, transforma, renova, contém as respostas mais importantes, deixemos que ela nos direcione.

Observamos como podemos conservar e promover a verdade, a carta de Paulo aos Filipenses nos ajudará a refletir sobre manter uma boa reputação. Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.

O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso fazei; e o Deus de paz será convosco. Fl 4:8,9 Que Deus nos ensine a viver de acordo com tua palavra conservando e promovendo a verdade, zelando por nossa reputação e do próximo.

 

Que Deus abençoe a todos!

Compartilhe:

Novidades

Acesse as últimas pregações, aulas e estudos bíblicos

23/08/2022
50 ANOS DE IPB DIADEMA
IP Diadema

22/08/2022
ESTUDO ESPECIAL DE FÉRIAS – AS BEM-AVENTURANÇAS
IP Diadema

07/10/2021
1ª SEMANA DA FÉ REFORMADA DO PRRD
IBRAK PRRD

Igreja Presbiteriana do Brasil em Diadema -
Todos os direitos reservados.