Menu Mobile

 

 
Fechar galeria
IPB LOGO

Pergunta 143 – Qual é o nono mandamento?

O nono mandamento é: “Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.” Ex. 20:16. Caro irmão e leitor, essa pastoral traz uma série de perguntas a fazer a cada um: Como você tem tratado o seu próximo? Você imaginou estar na situação de Abraão quando mentiu para Abimeleque dizendo que Sara era sua irmã (Gn. 20.2)?

Se sentiu enojado ao ler a história de Davi quando ele encontra com Urias e quer força-lo a ir para casa para deitar com sua esposa para encobrir a gravidez de Betseba com o rei (2 Sm. 11)? Como você se sente ao ler o livro de Atos a história das pessoas que acusaram Estevão (At 7)? E quando os judeus quiseram acusar Paulo para levá-lo à morte diante dos líderes romanos (At 25? E o sinédrio que fez de tudo para apresentar testemunhas falsas contra Jesus (Mt. 26.59-60?

A igreja em seu início teve uma situação de falso testemunho relacionado a entrega das ofertas e, o que ocorreu foi que tanto Ananias quanto Safira tiveram uma morte instantânea após ser flagrado em sua mentira (At 5.1-11).

Todas essas perguntas e o acontecimento acima trazem em comum situações é que essas pessoas envolvidas disseram falso testemunho que prejudicou alguém.

Hoje tem sido comum na igreja da atualidade o fato de as pessoas não falarem a verdade, e vivem algumas vezes caluniam seus irmãos, ou difamam a liderança.

É interessante notar que o código penal brasileiro, em seu artigo 342 trata desse tema, mas aborda o falso testemunho como sendo considerado apenas em juízo ou perante um tribunal.

No entanto a Bíblia amplia esse tema, pois o considera de uma importância vital e é por isso que faz parte dos 10 mandamentos que Deus trouxe a humanidade.

Que o texto do decálogo e alerta trazido pelo profeta Jeremias, no capítulo 9, versos 4 a 6 traga a reflexão a importância de falar a verdade: “4 Guardai-vos cada um do seu amigo e de irmão nenhum vos fieis; porque todo irmão não faz mais do que enganar, e todo amigo anda caluniando. 5 Cada um zomba do seu próximo, e não falam a verdade; ensinam a sua língua a proferir mentiras; cansam-se de praticar a iniquidade. 6 Vivem no meio da falsidade; pela falsidade recusam conhecer-me, diz o SENHOR.

Que Deus ajude e você vigie para não cair nessa cilada!

Compartilhe:

Novidades

Acesse as últimas pregações, aulas e estudos bíblicos

09/04/2020
Atividades On-line

10/03/2020
PRIMEIRO INSTITUTO BÍBLICO REFORMADO DE DIADEMA
IBRAK PRRD

29/02/2020
Novo Endereço Cong. Campanário

Igreja Presbiteriana do Brasil em Diadema -
Todos os direitos reservados.