Pergunta 139 – Quais os pecados proibidos no sétimo mandamento?
Os pecados proibidos no sétimo mandamento, além da negligência dos deveres exigidos, são: adultério, fornicação, rapto, incesto, sodomia e todas as concupiscências desnaturais, todas as imaginações, pensamentos, propósitos e afetos impuros; todas as comunicações corruptas ou torpes, ou o ouvir as mesmas; os olhares lascivos, o comportamento imprudente ou leviano; o vestuário imoderado, a proibição de casamentos lícitos e a permissão de casamentos ilícitos; o permitir, tolerar ou ter bordéis e a frequentação deles, os votos embaraçadores de celibato; a demora indevida de casamento; o ter mais que uma mulher ou mais que um marido ao mesmo tempo; o divórcio ou o abandono injusto; a ociosidade, a glutonaria, a bebedice, a sociedade impura; cânticos, livros, gravuras, danças, espetáculos lascivos e todas as demais provocações à impureza, ou atos de impureza, quer em nós mesmos, quer nos outros.
Vemos uma vasta lista na resposta acima, que deveria causar em nós constrangimento! Vivemos em um país que todos os dias produz peças publicitárias, novelas, filmes e muitas outras formas de comunicação, comprometidas em atacar a pureza. O constrangimento deveria vir porque compactuamos de forma velada com essa postura.
Pode ser que você não assista a um programa descaradamente apelativo ou não consuma um produto que incite aos pecados de ordem sexual, mas a postura passiva tem feito com que muitos desses ataques continuem a entrar em nossas casas.
A abrangência de ações mostra que o falar indecente e o olhar malicioso também configuram em quebra do sétimo mandamento, assim como a demora em casar-se ou o compactuar com os desvios naturais.
Precisamos rever nossa postura para não nos tornarmos consumidores de tal material, nem praticantes de tais pecados seja com nossos pensamentos, seja com a nossa boca ou com nosso vestuário. Precisamos também difundir a mensagem que agrada o Espírito Santo, que tem preparado a noiva do Cordeiro, para ser achada pura para o encontro com seu noivo. Não podemos assumir a ideia de que o aspecto moral é coisa do passado e que o moderno é está em exibir o que chamam de belo (culto à beleza corporal) que no fundo está manchado pelo lamaçal do pecado.
Servimos a um Deus Santo que nos lavou com o sangue de seu Filho e que nos purifica de todo pecado. Que o Senhor nos ajude na identificação de nossa postura, se estamos com maus pensamentos, se estamos nos vestindo inadequadamente, se estamos postando fotos que ofendam a pureza da noiva, se estamos omissos demais ou se estamos falando palavras que transmitam impureza e que esse auxílio nos conduza ao arrependimento sincero e à rejeição dessas práticas, para que ele seja engrandecido na vida da igreja.
A Ele a glória, agora e no dia eterno!