Pergunta 137 – Qual é o sétimo mandamento?
O sétimo mandamento é: “Não adulterarás.“ Ex 20.14.
RAZÕES DO SÉTIMO MANDAMENTO
O sétimo mandamento é emblemático e carregado de importância nas sagradas Escrituras. Isto pode ser observado desde Gênesis a Apocalipse, onde se vê com muita frequência relatos de pessoas que caíram no pecado do adultério, e também há diversos preceitos e exortações relacionados ao sétimo mandamento. O sétimo mandamento é importante pelas seguintes razões:
1) Deus zela pela pureza sexual de seu povo. O sexo é bem visto na Bíblia, tanto é que em Gênesis 1. 28 Deus ordena ao homem que se multiplique, e obviamente isto se daria através do ato sexual. A Bíblia dá tanta importância ao sexo que Deus deixou registrado um livro completo sobre isto, o livro de Cantares. Este livro trás princípios sobre a vida sexual do casal no matrimônio.
2) Deus zela pelo matrimônio. Em Malaquias capítulo 2º Deus exorta os homens de Israel que estavam sendo infiéis às mulheres de sua mocidade. Deus proíbe o adultério porque ele produz profundas feridas no outro, além de ser um ato de deslealdade para com o cônjuge. Também condena o adultério porque ele trás como consequência o divórcio, a Deus deixa claro em Malaquias 2 que ele odeia o divórcio.
3) Deus zela pela família. O adultério não destrói apenas o matrimônio, mas a família como um todo, especialmente quando se tem filhos. Os filhos, na verdade, são as maiores vítimas do adultério, pois além do escândalo, da crise entre os pais, o adultério provocará a separação do casal, na maioria das vezes, e isto trará profundas feridas no coração dos filhos.
4) Deus zela pelo seu nome. O adultério é uma desonra ao nome de Deus, pois foi ele quem instituiu o casamento e zela pela preservação do mesmo. Isto tem maior força no âmbito familiar cristão. Quando acontece algum caso de adultério, o cristão está manchando o bom nome do Senhor perante a sociedade e perante a igreja. Por isso, o adultério é algo muito sério.
Diante das razões expostas sobre as razões e a gravidade do sétimo mandamento, resta-nos vigiar, orar e zelar por esta questão. Que o Senhor nos abençoe, nos sustente, dando-nos graça de podermos ser fiéis no cumprimento deste mandamento.
Deus nos abençoe!