Menu Mobile

 

 
Fechar galeria
IPB LOGO

Pergunta 133 – Qual é a razão anexa ao quinto mandamento para lhe dar maior força?

 

A razão anexa ao quinto mandamento, para lhe dar maior força, contida nestas palavras: “para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá”, é uma promessa de longa vida e prosperidade, tanto quanto sirva para a glória de Deus e para o bem de todos quantos guardem este mandamento.

Ex. 20.12; Dt. 5:16; I Rs. 8:25; Ef. 6:2,3.

Nossos dias tem sido marcados por um espírito de rebeldia. As pessoas em nosso tempo têm, em geral, dificuldades para lidar com autoridades. Isto se dá, tanto pela fragilidade moral das autoridades em geral, mas, também, é fruto de uma geração educada sem levar em conta o respeito para com seus pais. Certamente, em um lar onde a figura dos pais não é respeitada, de certo que estas crianças, quando adultas, irão repercutir este comportamento na sociedade, de tal forma que terão respectivamente muita dificuldade em respeitar a outrem.

A primeira figura de amor para um ser humano são seus pais. Não é diferente no que tange à questão do respeito, pois a primeira referência de respeito para uma criança são seus pais. Desta forma, uma criança que não respeita a seus pais, não respeitará outras autoridades. É por esta causa que a geração de jovens de nossa sociedade tem dificuldade em lidar com autoridades superiores.

A solução para se moldar este comportamento, é educar nossos jovens e crianças nos caminhos do Senhor, especialmente no que se refere ao quinto mandamento. Nesse sentido, o Catecismo Maior de Westminster argumenta acerca do incentivo para a obediência a este mandamento, qual seja: “para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá”. Isto implica em que a pessoa que sempre foi obediente a seus pais, e sempre lhes respeitou e honrou, terá uma vida de sucesso, no sentido mais amplo da palavra, não apenas em uma esfera econômica .

Assim, nossa exortação é que que nossos jovens e crianças desenvolvam cada vez mais um caráter submisso e respeitoso para com seus pais, e consequentemente para com qualquer autoridade.

Que Deus nos auxilie nesta empreitada.

 

Compartilhe:

Novidades

Acesse as últimas pregações, aulas e estudos bíblicos

23/08/2022
50 ANOS DE IPB DIADEMA
IP Diadema

22/08/2022
ESTUDO ESPECIAL DE FÉRIAS – AS BEM-AVENTURANÇAS
IP Diadema

07/10/2021
1ª SEMANA DA FÉ REFORMADA DO PRRD
IBRAK PRRD

Igreja Presbiteriana do Brasil em Diadema -
Todos os direitos reservados.