Menu Mobile

 

 
Fechar galeria
IPB LOGO

Pergunta 131 – Quais são os deveres dos iguais?


Os deveres dos iguais são o considerar a dignidade e o merecimento uns dos outros, tendo cada um aos outros por superiores; e o alegrar-se com os dons e a promoção uns dos outros como sendo de si mesmos.

Hoje em dia tem se falado muito na palavra dignidade, devido aos movimentos defendidos pela sociedade, como os direitos de igualdade entre homens e mulheres, dignidade entre a escolha de gênero, dignidade para aquelas que querem fazer aborto, enfim… Os movimentos são os mais diversos possíveis, porém, quando olhamos para as Escrituras, principalmente quando lemos versículos como os destacados em 1 Pedro 17 – “Honrai a todos. Amai a fraternidade. Temei a Deus. Honrai ao rei”, onde podemos ter a dimensão da importância em ter dignidade e também dar dignidade aos nossos lideres ou superiores.

Quando buscamos o significado dessa palavra aprendemos que é a função pela qual uma pessoa é colocada numa posição elevada e ao mesmo tempo merece respeito e honra, em 1 Pedro aprendemos que devemos honrar a todos sem exceção, pois todos são dignos de nosso respeito, até mesmo aqueles, os quais, não concordamos com suas condutas, pois existe ali um homem ou uma mulher que também é uma criação de Deus, com isso não estou dizendo que devemos aceitar a imposição do que é contrario aos valores e bons costumes que aprendemos e vivemos devido a mudança que Cristo fez em nossas vidas, mas devemos ter zelo e cuidado para com todos, demonstrando assim o amor fraternal citado por Paulo na carta aos Romanos 12.10 – “Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros”. 

Essa realidade, a qual, estamos inseridos não é muito diferente do que Cristo viveu, pois aos lermos o evangelho de Mateus 9.10 encontramos Jesus num banquete com pecadores, sendo Jesus naquele momento o convidado de honra, e mesmo contrariando os fariseus e seus escribas por se assentar com pessoas que eram desprezadas pela sociedade, Jesus entendia que “não necessitam de medico os sãos, mas sim os enfermos”, por isso a passagem de Romanos 12.11-16 é tão valiosa para os nossos dias:

Não sejais vagarosos no cuidado; sede fervorosos no espírito, servindo ao Senhor; Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração; Comunicai com os santos nas suas necessidades, segui a hospitalidade;  Abençoai aos que vos perseguem, abençoai, e não amaldiçoeis. Alegrai-vos com os que se alegram; e chorai com os que choram; Sede unânimes entre vós; não ambicioneis coisas altas, mas acomodai-vos às humildes; não sejais sábios em vós mesmos.”

 

Deus nos abençoe.

Compartilhe:

Novidades

Acesse as últimas pregações, aulas e estudos bíblicos

23/08/2022
50 ANOS DE IPB DIADEMA
IP Diadema

22/08/2022
ESTUDO ESPECIAL DE FÉRIAS – AS BEM-AVENTURANÇAS
IP Diadema

07/10/2021
1ª SEMANA DA FÉ REFORMADA DO PRRD
IBRAK PRRD

Igreja Presbiteriana do Brasil em Diadema -
Todos os direitos reservados.