Menu Mobile

 

 
Fechar galeria
IPB LOGO

Pergunta 127. Qual é a honra que os inferiores devem aos superiores?

A honra que os inferiores devem ao superiores é toda a devida reverência sincera, em palavras e em procedimento, a oração e ações de graças por eles, a imitação de suas virtudes e graças, a pronta obediência aos seus mandamentos e conselhos legítimos, a devida submissão às suas correções, a fidelidade, a defesa, a manutenção de suas pessoas e autoridade, conforme os seus diversos graus e a natureza de suas posições, suportando as suas fraquezas e encobrindo-as com amor, para que sejam uma honra para eles e para o seu governo.

Atualmente se diz que a nossa geração não possui respeito às autoridades. Quando o catecismo foi escrito no século 17 na Assembleia de Westminster utilizou a própria palavra de Deus para elaborar essas perguntas. Essa Assembleia teve o cuidado de olhar para os textos bíblicos e estrutura o que é visto nas várias citações de textos, desde o começo do enredo bíblico, até o final do apostolado e das cartas nos quais foram escritas no Novo Testamento.

O texto de Gênesis, por exemplo, refere-se ao respeito que os filhos de Noé, Sem e Jafé tiveram pelo seu pai. Moisés orienta sobre o respeito aos pais e a guarda do sábado. Nos livros históricos, Davi, quando fugia de Saul, vai chamar a atenção de Abner por não guardar a vida de seu rei. Salomão vai honrar a sua mãe mesmo já sendo rei. Os livros sapienciais, o livro profético de Malaquias aos pais e senhores, mas principalmente a Deus. Nos evangelhos o próprio Cristo orienta a pagar tributo a César

As cartas de modo geral e os escritores bíblicos orientam a prática da obediência aos superiores.

Em toda a Bíblia é citado o tema de submissão e justamente por conta disso o cristão deve se esforçar em obedecer às autoridades constituídas. Os filhos obedecendo a seus pais, as crianças, adolescentes e jovens aos seus mestres desde o berçário até o ensino universitário, os trabalhadores a seus superiores, o cidadão ao seu governo, que tem o direito de trazer a espada para com aqueles que não obedecem a lei, que é instituída por Deus do qual todos esses acima citados são ministros.

Que Deus, que constitui as autoridades, nos ajude nessa missão mesmo diante de situações difíceis.

Compartilhe:

Novidades

Acesse as últimas pregações, aulas e estudos bíblicos

23/08/2022
50 ANOS DE IPB DIADEMA
IP Diadema

22/08/2022
ESTUDO ESPECIAL DE FÉRIAS – AS BEM-AVENTURANÇAS
IP Diadema

07/10/2021
1ª SEMANA DA FÉ REFORMADA DO PRRD
IBRAK PRRD

Igreja Presbiteriana do Brasil em Diadema -
Todos os direitos reservados.