Menu Mobile

 

 
Fechar galeria
IPB LOGO

Pergunta 126 – “Qual é o alcance geral do quinto mandamento”?

A hierarquia é um aspecto fundamental para a sub-existência humana enquanto grupo social. É impossível haver manutenção da vida social sem haver a ordem nesta vida. A ordem e a hierarquia, portanto, são fatores essenciais para o convívio humano. Eis a importância do quinto mandamento, que trata sobre honrar pai e mãe. Entendemos que este mandamento não diz respeito apenas à nossa relação com pai e mãe, mas trata também sobre nossa relação com nossas demais autoridades civis e religiosas.

Essa relação faz todo sentido, pois a primeira figura de amor e autoridade para o ser humano é a figura de seus pais. Os pais são a primeira fonte e referência humana de amor, afeto, respeito e autoridade. Portanto, para educar o ser humano enquanto ser sujeito à ordem e à hierarquia, Deus usa como padrão a submissão que é devida do ser humano para com os seus pais.

De fato, quem não consegue ser submisso a seus pais, certamente não conseguirá ser submisso a qualquer outra autoridade. Eis a importância deste mandamento. Deus quer que nós honremos e obedeçamos nossos pais, desde cedo, por ser o correto e justo diante de Deus, e também como uma forma de preparação para lidar com as demais relações humanas.

Como aplicação direta, o alcance do quinto mandamento está relacionamento à obediência do indivíduo a seus pais. E a cláusula do quinto mandamento aponta a razão para esta obediência sendo, qual Deus, a questão da justiça. Devemos honrar nossos pais porque isto é justo. De fato o é.

É justo porque nossos pais abriram mão dos privilégios de uma vida sem a agenda própria de um casal sem filhos, para se sacrificar em prol do cuidado com os filhos. Isto é justo. Além disso é o único mandamento que nos motiva cumpri-lo usando uma promessa, e esta promessa é para que tenhamos sucesso nesta vida.

Uma das implicações indiretas deste mandamento, diz respeito à nossa relação com autoridades civis. Devemos ser submissos a todo tipo de autoridade civil, e o quinto mandamento nos serve de treinamento para isto.

A insubmissão e falta de respeito às autoridades civis pode acarretar em severa correção de Deus, além da correção natural de se quebrar as leis humanas. Este princípio é válido também para nossa relação com as autoridades espirituais sobre nossas vidas, como os oficiais da igreja, pastor, presbítero e diácono.

Que o Senhor nos dê a graça de por em prática estes princípios.

 

Compartilhe:

Novidades

Acesse as últimas pregações, aulas e estudos bíblicos

23/08/2022
50 ANOS DE IPB DIADEMA
IP Diadema

22/08/2022
ESTUDO ESPECIAL DE FÉRIAS – AS BEM-AVENTURANÇAS
IP Diadema

07/10/2021
1ª SEMANA DA FÉ REFORMADA DO PRRD
IBRAK PRRD

Igreja Presbiteriana do Brasil em Diadema -
Todos os direitos reservados.