Menu Mobile

 

 
Fechar galeria
IPB LOGO

Pergunta  124. Que significam as palavras “pai” e “mãe”, no quinto mandamento?

 

As palavras “pai” e “mãe”, no quinto mandamento, abrangem não somente os próprios pais, mas também todos os superiores em idade e dons, especialmente todos aqueles que pela sua ordenação de Deus, estão colocados sobre nós em autoridade, quer na família, quer na Igreja, quer no Estado.

Todo ser humano é filho de alguém, mesmo aqueles que não tiveram a presença de seus pais biológicos são fruto da união de um homem e uma mulher. Essa é a ordem natural da vida que apesar das diversas tentativas de mudar isso, ainda prevalece essa lógica.

Os nossos pais são a prova que a estrutura familiar determinada por Deus tem uma função direta na formação do caráter do individuo e quando uma dessas partes esta ausente, existe um desequilíbrio na vida emocional, social e espiritual.

Os pais são emissários de Deus na família; honrá-los e temê-los significa fazer o mesmo em relação ao nosso Deus. São os nossos pais que nos sustentam com responsabilidade mantendo-nos com tudo aquilo que envolve a sobrevivência. Sabemos que no decorrer da vida muitas pessoas passam pela vida de um homem, seja no trabalho, na vida emocional e familiar e todas elas têm sua importância, mas ninguém é mais importante do que o pai e a mãe, pois eles são os nossos heróis. É justamente esse tipo de relacionamento que Deus estabelece e significa para o seu povo.

Quando entendemos a importância da palavra “pai” e “mãe” ampliamos essa honra aos nossos pais na fé, pois semelhante aos pais biológicos tem um papel fundamental na formação da vida espiritualidade educando na palavra de Deus, nas orações e levando uma vida santa diante de Deus. Não podemos nos esquecer daqueles que são os nossos tutores no conhecimento, ou seja, aquele que ensina e transmite conhecimento, o qual é essencial para a formação intelectual. A estas autoridades do conhecimento também todo nosso respeito. Que tenhamos o mesmo sentimento de Paulo:  “Meus filhinhos, por quem de novo sinto as dores de parto, até que Cristo seja formado em vós”. Gálatas 4.19

Que Deus seja louvado.

 

 

Compartilhe:

Novidades

Acesse as últimas pregações, aulas e estudos bíblicos

23/08/2022
50 ANOS DE IPB DIADEMA
IP Diadema

22/08/2022
ESTUDO ESPECIAL DE FÉRIAS – AS BEM-AVENTURANÇAS
IP Diadema

07/10/2021
1ª SEMANA DA FÉ REFORMADA DO PRRD
IBRAK PRRD

Igreja Presbiteriana do Brasil em Diadema -
Todos os direitos reservados.