Menu Mobile

 

 
Fechar galeria
IPB LOGO

Pergunta 123 – Qual é o quinto mandamento?

 

O quinto mandamento é: “Honrarás a teu pai e a tua mãe, para teres uma longa vida sobre a terra que o Senhor teu Deus te há de dar.”Êx 20.12.Este mandamento é o primeiro dos seis que tratam do relacionamento do ser humano com seu próximo. É interessante notarmos que logo após os mandamentos que falam do relacionamento com Deus, temos uma ordem do Senhor ainda falando sobre autoridade.

Podemos inferir que há em nós uma queda pela insubordinação e, então, refletir se em nossas atitudes deixamos transparecer nossa mente egoísta e vaidosa. Nossa sociedade sofre as consequências da oposição ao mandamento de Deus. Nesse caso em específico, não precisamos ir muito longe, para ver o distanciamento do homem com a lei de Deus. As famílias já não são mais famílias de Pai e Mãe, pois muitas vezes já nascem quebradas sem uma das figuras, ou não conseguem se manter e ainda, já existem desconfiguradas.

Precisamos aceitar o bom conselho de Deus em nosso coração, nos lembrando que o mandamento é vida (Lv 18.5), prova disso é que muitos filhos que crescem em lares incompletos tendem a ter sua juventude abreviada pela violência. Nossos jovens devem acolher no coração as belas palavras de vida, antes de se aventurarem pelo mundo. Devem dar ouvidos a seus pais, honrá-los, obedecê-los.

O Senhor restaurou seus eleitos e continua a fazê-lo, para serem como Cristo. Nosso Salvador não usurpou o ser igual a Deus, assumiu a forma de servo e em tudo, obedeceu ao Pai. Sua honra foi tamanha, que mesmo em meio à agonia da morte, ele aceitou a vontade do Pai.

Portanto, quando formos tentados por nossa própria cobiça, e desejarmos viver a nossa vida, desejarmos buscar a nossa felicidade ou escrever a nossa história (como nos ilude este século), devemos nos lembrar da humildade do Filho, que honrando Pai, consumou a redenção e comprou para Deus um povo que ele fez santo por seu sangue.

Deus nos regenerou pelo Espírito Santo para crermos em Jesus Cristo como nosso salvador, essa obra restabelece em nós a vontade de obedecermos os mandamentos sem o peso de sermos justificados por nossa própria obediência, em Cristo somos livres do pecado para amar novamente a lei de Deus e assim, mostrar ao mundo os valores da nova vida, ser como Cristo, nos leva aos dias prolongados.

A Ele a glória, agora e no dia eterno!

 

 

 

Compartilhe:

Novidades

Acesse as últimas pregações, aulas e estudos bíblicos

23/08/2022
50 ANOS DE IPB DIADEMA
IP Diadema

22/08/2022
ESTUDO ESPECIAL DE FÉRIAS – AS BEM-AVENTURANÇAS
IP Diadema

07/10/2021
1ª SEMANA DA FÉ REFORMADA DO PRRD
IBRAK PRRD

Igreja Presbiteriana do Brasil em Diadema -
Todos os direitos reservados.