Pergunta 122 – Qual é o resumo dos seis mandamentos que encerram o nosso dever para com o homem?
O RESUMO DA LEI
A pergunta 122 do Catecismo Maior de Westminster resume-se da seguinte forma: “Qual é o resumo dos seis mandamentos que encerram o nosso dever para com o homem?” E aí resposta, como segue, é esta: “O resumo dos seis mandamentos que encerram o nosso dever para com o homem, é amar o nosso próximo como a nós mesmos, e fazer aos outros aquilo que desejamos que eles nos façam.” Mt 7:12;22:39.
Os seis mandamentos horizontais, ou seja, que estão ligados aos nossos relacionamentos, resumem bem nosso dever para com o próximo, pois contemplam os mais diversos aspectos, dinâmicas e alcances das relações humanas, ainda que de forma implícita.
De fato se amarmos uns aos outros, iremos obedecer os mandamentos de Deus, pois toda lei se resume nesta premissa de amar o próximo. Isto porque, este princípio diz respeito a desejar aos outros aquilo que desejaríamos para nós mesmos, e devemos tratar os outros como gostaríamos de ser tratados.
Este princípio fica evidente em primeiro lugar nas relações familiares. A medida para nós honrarmos pai e mãe é como nós gostaríamos de ser tratados como pai e mãe. Devemos respeitar, cuidar, honrar e obedecer pai e mãe à altura do que gostaríamos de sermos tratados como pais. Da mesma forma, no que diz respeito ao nosso relacionamento com o próximo. Devemos evitar o falso testemunho, o adultério, a cobiça porque não desejamos isto para nossas vidas, então não devemos desejar isto para o outro.
Não podemos esquecer que o fator motivador para conseguirmos cumprir este princípio é a cruz de Cristo. Cristo morreu por nós como forma de demonstração de amor. Assim, devemos amar uns aos outros porque Cristo nos amou de forma cabal, incondicional e gratuita. É o que o Apóstolo Paulo atesta em Ef. 5. 1-2.
Que o Senhor nos dê a graça de poder cumprir estes princípios.