Menu Mobile

 

 
Fechar galeria
IPB LOGO

Pergunta  12 –  Que São os Decretos de Deus?

A resposta de Deus a esta pergunta é que os decretos de Deus são seus atos pelos quais ele predestinou tudo o que acontece. Isto significa que tudo o que acontece é por ação de Deus. Todas as coisas incluíram as questões Macro do Universo, ou seja, o sistema solar, as estrelas, as galáxias, o planeta, etc., bem como as questões micro como os micro-organismos, os átomos, as bactérias, etc.

E não apenas isto, Deus decretou todas as decisões humanas, como diz em Provérbios 16. 33 “toda decisão procede de Deus.” Está escrito também no salmo 139. 16, por boca de Davi: “… no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles determinados, quando nenhum deles havia ainda”. Devemos, no entanto deixar claras algumas verdades relacionadas a este tema. Vejamos:

Deus decretou todas as coisas sem violentar a vontade humana. Uma pessoa só pode interferir na vontade do outro se forçar esta vontade. Isto é verdade se se tratar de nós humanos. Para Deus, no entanto, é diferente. Deus tem poder para fazer com que o ser humano faça exatamente o que Ele quer, sem violentar ou forçar esta vontade humana.

O mistério está no fato de que não sabemos como Deus faz isto, mas devemos admitir que ele faz. A onipotência de Deus resolve este problema. Ele é o único que te poder para decretar as decisões humanas sem tirar a responsabilidade humana e sem forçar o ser humano a fazer algo contra sua própria vontade. Por isso, os decretos de Deus não anula a responsabilidade humana. Os homens pagarão pelos seus erros. Até porque num tribunal levam-se em conta as atitudes do réu, nunca as causas secundárias, ou a influência do meio.

Deus decretou todas as coisas sem afetar sua santidade. Que Deus decretou até mesmo os erros humanos isto é fato. Isto fica evidente na Queda de Adão e Eva. Eles caíram a partir da tentação do Diabo, a serpente. Mas a pergunta que devemos fazer é: “Quem permitiu que esta serpente entrasse no jardim? Se Deus não queria que eles pecassem, então porque permitiu que satanás entrasse no jardim?

É fato que Deus quis que o Diabo entrasse no jardim, porque se ele não quisesse ele teria de antemão o lançado no inferno ou impedido de entrar, como ele fez com Adão, colocando um querubim com espada de fogo para impedi-lo. Isso demonstra que Deus decretou sim todas as coisas, inclusive a Queda de Adão e Eva, bem como todas as decisões humanas.

O que devemos entender, no entanto, é que Deus decretou todas as coisas sem que isto afete sua santidade e justiça. Mas como é possível Deus decretar e planejar que sua criatura irá pecar, sem que ele seja o responsável pelo pecado e sem que isto afete sua santidade? De novo, a resposta está na sua onipotência, ele tem poder para isto. Importa-nos entender que Deus faz isto para o louvor da sua glória, e para o bem daqueles que o amam, dos que ele chama (Rm. 8. 26-30).

Que o Senhor nos abençoe!

 

Compartilhe:

Novidades

Acesse as últimas pregações, aulas e estudos bíblicos

23/08/2022
50 ANOS DE IPB DIADEMA
IP Diadema

22/08/2022
ESTUDO ESPECIAL DE FÉRIAS – AS BEM-AVENTURANÇAS
IP Diadema

07/10/2021
1ª SEMANA DA FÉ REFORMADA DO PRRD
IBRAK PRRD

Igreja Presbiteriana do Brasil em Diadema -
Todos os direitos reservados.