Pergunta 117. Como deve ser santificado o Sábado ou Dia do Senhor (= Domingo)?
O Sábado ou Dia do Senhor (Domingo), deve ser santificado por meio de um santo descanso por todo aquele dia, não somente de tudo quanto é sempre pecaminoso, mas até de todas as ocupações e recreios seculares que são lícitos em outros dias; e em fazê-lo o nosso deleite, passando todo o tempo (exceto aquela parte que se deve empregar em obras de necessidade e misericórdia) nos exercícios públicos e particulares do culto de Deus.
Para este fim havemos de preparar os nossos corações, e, com toda previsão, diligência e moderação, dispor e convenientemente arranjar os nossos negócios seculares, para que sejamos mais livres e mais prontos para os deveres desse dia.
O dia do descanso do Senhor deve ser o dia em que todo cristão viva e desfrute de forma intensa para o louvor e honra ao nosso Deus. O domingo é o dia que a família cristã vai à Igreja se reunir com seus irmãos para louvar e cultuar a Deus por tudo aquilo que Ele é e por tudo aquilo que tem feito em nossas vidas.
Na Bíblia Sagrada encontramos diversos versículos nos quais Deus nos orienta a separar um dia da semana para descansarmos de nossos afazeres e dedicarmos a Ele. Um grande exemplo é encontrado no livro do Êxodo (16:25-26), onde Moisés orienta o povo da seguinte forma: “Então disse Moisés: Comei-o hoje, porquanto hoje é o sábado do SENHOR; hoje não o achareis no campo. Seis dias o colhereis, mas o sétimo dia é o sábado; nele não haverá”.
Ainda no livro do Êxodo (20:8-9), podemos observar o povo sendo exortado a santificar um dia da semana para o nosso Deus: “Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas”.
Infelizmente, muitos acabam deixando de lado esse mandamento que faz parte do decálogo (dez mandamentos) para se dedicar aos próprios interesses, cometendo assim uma transgressão por desrespeitar a ordem de Deus, como podemos ler nos livros de Levítico e Jeremias: “Seis dias trabalho se fará, mas o sétimo dia será o sábado do descanso, santa convocação; nenhum trabalho fareis; sábado do SENHOR é em todas as vossas habitações” (Levítico 23.3) e “Assim diz o SENHOR: Guardai as vossas almas, e não tragais cargas no dia de sábado, nem as introduzais pelas portas de Jerusalém; Nem tireis cargas de vossas casas no dia de sábado, nem façais obra alguma; antes santificai o dia de sábado, como eu ordenei a vossos pais” Jeremias 17:21-22 21.
Sabemos que todos os dias devem ser o Dia do Senhor, mas devido a correria e as responsabilidades que temos como trabalho, estudo e relacionamentos pessoais, é com sabedoria que Deus nos orienta a dedicarmos esse dia a Ele, lendo e meditando sua Palavra e fazendo orações seguindo assim o exemplo no nosso Senhor Jesus Cristo. “E, chegando a Nazaré, onde fora criado, entrou num dia de sábado, segundo o seu costume, na sinagoga, e levantou-se para ler”(Lucas 4:16).
Que possamos cumprir com zelo todos os mandamentos da Palavra de Deus. “E era o dia da preparação, e amanhecia o sábado. E as mulheres, que tinham vindo com ele da Galiléia, seguiram também e viram o sepulcro, e como foi posto o seu corpo. E, voltando elas, prepararam especiarias e ungüentos; e no sábado repousaram, conforme o mandamento” Lucas 23:54-56 54.
Deus nos abençoe.