Menu Mobile

 

 
Fechar galeria
IPB LOGO

Pergunta 111- Qual é o terceiro Mandamento?

ZELO COM O NOME DE DEUS

A pergunta 111, do Catecismo Maior de Westminster, refere-se ao Terceiro Mandamento. Ela expressa-se da seguinte forma: “Qual é o terceiro mandamento”? O terceiro mandamento é: “Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão, porque o Senhor não terá por inocente aquele que tomar em vão o nome do Senhor seu Deus”.

Deus tem zelo pelo seu próprio nome, e não é por menos, pois se refere ao nome do Rei dos Reis, Deus onipotente. O nome de Deus é algo digno de zelo, por causa de sua obra e natureza. Deus merece zelo por seu nome por causa da obra da criação e redenção. Isso nos remete à onipotência e misericórdia de Deus. O nome de Deus merece ser honrado também por causa da natureza de Deus. O nome de uma pessoa diz muito a seu respeito, especialmente para a cultura dos tempos bíblicos na região da palestina.

O nome trás um significado, que, geralmente tem haver com a personalidade, caráter ou função social e espiritual de alguém. Simão, o discípulo, por exemplo, era chamado de Pedro, que em grego significa pedra. E de fado ele foi uma pequena pedra que compunha o edifício santo, assim como nós. Ele era chamado também de Simão Barjonas, que quer dizer, Simão filho do trovão. Talvez por seu ímpeto natural. O nome de Deus é um nome carregado de profundos significados de sua natureza. O nome de Deus aqui nos referiu aos títulos que são dados a Deus, como Senhor dos exércitos, Deus todo-poderoso, Jeová que cura, Jeová é a nossa bandeira, e assim por diante. São nomes que ao final, são na verdade, títulos atribuídos a Deus.

Em resumo, podemos dizer que o nome de Deus é na verdade um conjunto de nomes que se caracterizam como seus atributos, ou com títulos que remetem a seu poder. Diante disso, podemos asseverar que Deus atribui títulos a sim mesmo, e não nome literalmente. Quando a Bíblia fala de nome de Deus, está se referindo a estes títulos divinos. Isto porque, na verdade, Deus mesmo não tem nome literalmente, como se dá conosco. Deus não tem nome, como as criaturas têm. Isto porque, ao mesmo tempo em que um nome trás um significado, ele restringe a qualidade desse sujeito. Assim, se Deus tivesse um nome literalmente, esse nome iria esgotar quem Deus é, e isto seria um contrassenso, pois Deus é um ser inesgotável, não podemos prendê-lo numa definição humana.

Diante do exposto, resta-nos ter uma atitude de reverência e temor pelo nome de Deus (seus atributos e títulos), pois o nome de Deus nada mais é que uma referência a seus atributos e títulos que correspondem à sua natureza e suas obras, e que por isso, nos deve gerar temor. Tratemos o nome de Deus com respeito, reverência e temor que lhe é devido.

Deus nos abençoe!

Compartilhe:

Novidades

Acesse as últimas pregações, aulas e estudos bíblicos

23/08/2022
50 ANOS DE IPB DIADEMA
IP Diadema

22/08/2022
ESTUDO ESPECIAL DE FÉRIAS – AS BEM-AVENTURANÇAS
IP Diadema

07/10/2021
1ª SEMANA DA FÉ REFORMADA DO PRRD
IBRAK PRRD

Igreja Presbiteriana do Brasil em Diadema -
Todos os direitos reservados.