Menu Mobile

 

 
Fechar galeria
IPB LOGO

Pergunta 110- Quais são as razões anexas ao segundo mandamento para lhe dar maior força?

“As razões anexas ao segundo mandamento, para lhe dar maior força, contidas nestas palavras: “Porque eu sou o Senhor teu Deus, o Deus forte e zeloso, que vinga a iniquidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem e que usa de misericórdia até mil gerações com aqueles que me amam e que guardam os meus preceitos (Ex 20. 5, 6)”. São, além da soberania de Deus e o seu direito de propriedade sobre nós, o seu zelo fervoroso pelo seu culto e indignação vingadora contra todo o culto falso, considerando-o um adultério religioso, tendo por inimigos os violadores desse mandamento e ameaçando puni-los por diversas gerações; e tendo por amigos os que guardam os seus mandamentos, prometendo-lhes a misericórdia até muitas gerações.”
A soberania de Deus sobre nós é a Sua autoridade absoluta e indiscutível sobre as nossas vidas. O seu direito de propriedade sobre nós significa que pertencemos a Deus, que somos sua possessão. Essas duas verdades formam uma parte das razões anexas ao segundo mandamento; estão implícitas na descrição que Deus faz de Si mesmo como “o Senhor teu Deus”.
Por Deus se revelar um Deus zeloso, Ele tem grande desvelo e desejo não apenas de ser adorado por criaturas racionais, mas de ser adorado por elas do modo particular que revelou como Sua vontade, quanto a como deve ser adorado.
Os profetas Isaías, Jeremias e Ezequiel ensinam precisamente essa verdade de indignação vingadora de Deus contra o culto falso, especialmente contra a adoração de ídolos. Essa verdade não está limitada ao Velho Testamento, pois é claramente ensina no Novo. Em Apocalipse 14.9-11 João é enfático ao expressar a ira de Deus contra o culto falso. Se quisermos ser verdadeiros para com a Bíblia, temos de resistir com firmeza à tendência moderna de amenizar o tom e minimizar o ensino da Escritura sobre a ira de Deus contra o pecado.
Temos a promessa de que Deus estenderá a sua misericórdia a milhares de gerações, o que ocorre com muita frequência na Escritura e que se introduz no pacto solene que Deus faz com a sua igreja.
Para levarmos com seriedade e compromisso as razões anexas do segundo mandamento, precisamos ter uma atitude de interesse e de cuidado conscientes para como o culto a Deus e para com todos os aspectos daquilo que o cerca. Devemos ter o grande cuidado de participar fielmente do culto a Deus e de evitarmos qualquer compromisso com qualquer coisa que seja contrária à vontade revelada de Deus.

Referências Bíblicas: Salmo 45.11; Êxodo 34.13-14; I Coríntios 10.20-22; Jeremias 7.18-20; Ezequiel 16.26-27; Deuteronômio 32.16-20; Oseias 2.2-4; Deuteronômio 5.29

Compartilhe:

Novidades

Acesse as últimas pregações, aulas e estudos bíblicos

23/08/2022
50 ANOS DE IPB DIADEMA
IP Diadema

22/08/2022
ESTUDO ESPECIAL DE FÉRIAS – AS BEM-AVENTURANÇAS
IP Diadema

07/10/2021
1ª SEMANA DA FÉ REFORMADA DO PRRD
IBRAK PRRD

Igreja Presbiteriana do Brasil em Diadema -
Todos os direitos reservados.