Menu Mobile

 

 
Fechar galeria
IPB LOGO

Pergunta 108. Quais são os deveres exigidos no segundo mandamento?

Os deveres exigidos no segundo mandamento são – o receber, observar e guardar, puros e inalterados, todo o culto e todas as ordenanças religiosas que Deus instituiu na sua Palavra, especialmente a oração e ações de graças em nome de Cristo; a leitura, a prédica, e o ouvir da Palavra; a administração e a recepção dos sacramentos; o governo e a disciplina da igreja; o ministério e a sua manutenção; o jejum religioso, o jurar em nome de Deus e o fazer os votos a Ele; bem como o desaprovar, detestar e opor-nos a todo o culto falso, e, segundo a posição e vocação de um, o remover tal culto e todos os símbolos de idolatria.

A Palavra de Deus nos ensina que devemos servir a Deus em todos os sentidos. “Deuteronômio 6.13 – O SENHOR teu Deus temerás e a ele servirás, e pelo seu nome jurarás”. Todo dia levanto bem cedo para fazer meus afazeres mantendo a sim minha rotina matinal, depois me  preparo para ir para o trabalho cumprir minhas responsabilidades diante da empresa que um dia me contratou. No dia da contratação ficou bem claro na entrevista os meus direitos e também meus deveres quanto ao oficio.

Neste dia foi entregue um manual, o qual explicava de forma clara qual deveria ser meu comportamento, postura no setor e o que a empresa esperava de mim no decorrer de minha permanecia. Fazendo um paralelo com a vida eclesiástica também tenho diretos e deveres, pois um dia fui chamado para  exercer com responsabilidade minha vocação diante de Deus e da igreja.

Nesse dia também foi entregue uma manual “Bíblia Sagrada”, a qual é minha regra de fé e pratica para toda a minha vida até a vinda do Senhor Jesus ou até o fim dos meus dias, ou seja, o dia que o Senhor me chamar para viver em seu Reino. Na Palavra de Deus encontramos diversos versículos que nos ensina esses deveres:

Joel 2:12 – Ainda assim, agora mesmo diz o SENHOR: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, e com choro, e com pranto.  Quando lemos a resposta da pergunta 108 do Catecismo Maior percebemos que esses mandamentos deve ser cumpridos e levado a serio no que diz respeito a vida não somente a vida eclesiástica, mas de um modo geral.

Muitos são os nossos direitos como observamos na carta aos Filipenses 4:6 – Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças.

E também os nossos deveres como lemos em I Timóteo 5:17-18 – Os presbíteros que governam bem sejam estimados por dignos de duplicada honra, principalmente os que trabalham na palavra e na doutrina;  18 – Porque diz a Escritura: Não ligarás a boca ao boi que debulha. E: Digno é o obreiro do seu salário.  Que possamos cumprir com zelo todos os mandamentos que temos aprendido na Palavra de Deus.

Efésios 4:11-12- E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, 12 – Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; Efésios 5:20 – Dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo;

 

Deus nos abençoe.

Compartilhe:

Novidades

Acesse as últimas pregações, aulas e estudos bíblicos

23/08/2022
50 ANOS DE IPB DIADEMA
IP Diadema

22/08/2022
ESTUDO ESPECIAL DE FÉRIAS – AS BEM-AVENTURANÇAS
IP Diadema

07/10/2021
1ª SEMANA DA FÉ REFORMADA DO PRRD
IBRAK PRRD

Igreja Presbiteriana do Brasil em Diadema -
Todos os direitos reservados.