Menu Mobile

 

 
Fechar galeria
IPB LOGO

Pergunta  105- Quais são os pecados proibidos no primeiro mandamento?

“Os pecados proibidos no primeiro mandamento são – o ateísmo, negar ou não ter um Deus; a idolatria, ter ou adorar mais do que um Deus, ou qualquer outro juntamente com o verdadeiro Deus ou em lugar dÊle; o não tê-lo e não confessá-lo como Deus, e nosso Deus; a omissão ou negligência de qualquer coisa devida a Ele, exigida neste mandamento; a ignorância, o esquecimento, as más concepções, as falsas opiniões, os pensamentos indignos e ímpios quanto a Ele; o pesquisar audaz e curioso dos seus segredos; toda a impiedade, todo o ódio de Deus, egoísmo, espírito interesseiro e toda a aplicação desordenada e imoderada do nosso entendimento, vontade ou afetos e outras coisas e o desvio destes de Deus, em tudo ou em parte; a vã credulidade, a incredulidade, a heresia, as crenças errôneas, a desconfiança, o desespero; a resistência obstinada e a insensibilidade sob os juízos de Deus; a dureza de coração; a soberba; a presunção; a segurança carnal; o tentar a Deus; o uso de meios ilícitos, a confiança nos lícitos; os deleites e gozos carnais; um zelo corrupto, cego e indiscreto; a tibieza e o amortecimento nas coisas de Deus; o alienar-nos e apostatar-nos de Deus; o orar ou prestar qualquer culto religioso a santos, anjos ou qualquer outra criatura; todos os pactos com o diabo; o consultar com ele e dar ouvidos às suas sugestões; o fazer dos homens senhores da nossa fé e consciência; o fazer pouco caso e desprezar a Deus e aos mandamentos; o resistir e entristecer o seu Espírito; o descontentamento e impaciência com as suas dispensações; acusá-lo estultamente dos males com que Ele nos aflige, e o atribuir o louvor de qualquer bem que somos, temos ou podemos fazer à fortuna, aos ídolos, a nós mesmos, ou a qualquer outra criatura.”  CMW.

Sal. 14:1; Ef. 2:12; Jer. 2:27-28; I Tess. 1:4; Sal. 81:11; Isa. 43:22-23; Jer. 4:22; Ose. 4:1-6; Jer. 2:32; At.17:23, 29; Isa. 40:18; Sal. 50:21; Deut. 29:29; Tito 1:16; Heb.12:16; Rom. 1:30; II Tim. 3:2; Fil. 2:21; I João 2:15-16; e 4:1; Heb. 3:12; Gal. 5:20; At. 26:9; Sal. 78:22; Gen. 4:13; Jer. 5:3; Isa. 43:25; Rom. 2:5; Jer. 13:15; Sal. 19:13; Sof. 1:12; Mat. 4:7; Rom. 3:8; Jer. 17:5; II Tim. 3:4; Gal. 4:17; Apoc. 3:1 e 3:16; Ez. 14:5; Isa. 1:4-5; Oze. 4:12; Apoc. 19:10; Col. 2:18; Rom. 1:25; lev. 20:6; At. 5:3; II Co. 1:24; Deut. 32:15; Prov. 13:13; At. 7:51; Ef. 4:30; Sal. 73:2-3; Job. 1:22; Luc. 12:19; Dan. 5:23; Deut. 8:17; Hab. 1:16.

“O coração do homem é uma fábrica de ídolos” e para comprovar isto, não precisamos voltar na história e relembrar esta frase , dita por  Calvino. Basta nos atentarmos à intensidade com a qual nos empenhamos para alcançar determinados projetos de vida que, infelizmente, em sua grande maioria, irão satisfazer apenas aos ídolos do nosso próprio coração e, possivelmente, não estarão ligados com o reino de Deus e com a busca por sua glória.

Para muitas pessoas, a vida se resume a estudar, trabalhar, casar, ter filhos, construir patrimônio e levar uma vida digna – e, aparentemente, não há problema nisto. Contudo, se isto não for feito com o fim de glorificar a Deus, é pecado! Trata-se de correr atrás do vento e certamente incorreremos na quebra do primeiro mandamento, colocando outra coisa qualquer no lugar de Deus.

Uma análise crítica da nossa rotina diária pode comprovar a tese de que muitos “cristãos” estão enganando a si mesmos, quando dizem viver para Deus, mas, como exemplo não conseguem sequer dedicar quatro horas de um dia da semana, como o domingo, para o exercício do serviço a Deus em sua igreja local, por meio da participação ativa na escola dominical e no culto. Ora, se declaramos o domingo como o Dia do Senhor, mas sequer conseguimos dedicar a Ele algumas horas, há algo de errado. E este é apenas um exemplo para a nossa reflexão.

Infelizmente, muitos que atestam estar em uma relação de intimidade com o Senhor, em razão das emoções sentidas em culto ou por uma bênção recebida por Deus, quando são provados logo se afastam da igreja, da leitura bíblica diária, da oração e da importante comunhão com os irmãos, mostrando que, na verdade, são joio em meio ao trigo e nunca o adoraram verdadeiramente.

Irmãos, examinemos urgentemente o nosso coração, as nossas motivações, a nossa agenda, os nossos relacionamentos e tudo aquilo a que temos dado prioridade em nossos dias. Se Deus não estiver no centro da nossa vida, se ele não for aquilo que nos move, que seja HOJE o tempo oportuno para um verdadeiro arrependimento, porque qualquer um que não adore a Deus, condenado está e o dia do juízo se aproxima rapidamente.

Que sejamos achamos como os verdadeiros adoradores, aqueles que adoram ao Senhor em espírito e em verdade – todos os dias. A ELE toda a glória!

Compartilhe:

Novidades

Acesse as últimas pregações, aulas e estudos bíblicos

23/08/2022
50 ANOS DE IPB DIADEMA
IP Diadema

22/08/2022
ESTUDO ESPECIAL DE FÉRIAS – AS BEM-AVENTURANÇAS
IP Diadema

07/10/2021
1ª SEMANA DA FÉ REFORMADA DO PRRD
IBRAK PRRD

Igreja Presbiteriana do Brasil em Diadema -
Todos os direitos reservados.