Menu Mobile

 

 
Fechar galeria
IPB LOGO

Pergunta  104- Quais são os deveres exigidos no primeiro mandamento?

Os deveres exigidos no primeiro mandamento são – o conhecer e reconhecer Deus como único verdadeiro Deus e nosso Deus, e adorá-lo e glorificá-lo como tal; pensar e meditar nÊle, lembrar-nos dÊle, altamente apreciá-lo, honrá-lo, adorá-lo, escolhê-lo, amá-lo, desejá-lo e temê-lo; crêr nEle, confiando, esperando, deleitando-nos e regozijando-nos nEle; ter zelo por Ele; invocá-lo, dando-Lhe todo louvor e agradecimentos, prestando-Lhe toda a obediência e submissão do homem todo; ter cuidado de o agradar em tudo, e tristeza quando Ele é ofendido em qualquer coisa; e andar humildemente com Ele.

Na pastoral anterior o Presb. Ivandro Marcio tratou sobre a relação entre o homem e Deus e sua facilidade em trocá-lo por deuses materiais e circunstanciais. Continuando este pensamento, mas agora direcionado por outra pergunta, percebemos algumas diretrizes importantes para retomarmos o caminho da cruz e praticarmos a verdadeira adoração.

O homem precisa reconhecer Deus como único e verdadeiro. Em  princípio parece simples e lógico, mas este reconhecimento é provado em meio às dificuldades. Nas angústias e tribulações, precisamos recorrer a este único Deus e ter a plena ciência e convicção de fé de que Ele é suficiente para nos atender.

Sendo assim: quando sofremos a quem recorremos? Quais são nossas atitudes principais? Confiamos nas pessoas (podemos confiar, desde que em Dependência a Deus)? Nos métodos? Nos remédios (podemos e às vezes devemos fazer uso, mas confiando em Deus)? Nos livros? Ou buscamos ao Único Deus?

O povo de Israel, em Êxodo 32, estava angustiado pois Moisés, há algum tempo, estava no monte e eles não sabiam quando e se ele voltaria. Então, o povo em meio à sua tribulação de espírito recorre a Arão para fazer um bezerro de ouro, trocam a adoração ao Único Deus por um item sem nenhum valor espiritual. Quando Moisés retorna e observa a idolatria declarada, fica enfurecido e entristecido por conta da traição visível ao Deus de Israel. Após remediar a situação ele sai da presença do povo e habita sua tenda (Êxodo 33.7) para buscar o único Deus. Moisés ficou angustiado e frustrado, mas Ele tinha ciência e plena convicção de fé de quem poderia o ajudar e, naquele momento, ele optou por adorar/glorificar/honrar/temer a este Deus, prestando toda sua obediência e submissão, clamando pela misericórdia do Senhor para com ele mesmo e para com o seu povo.

Este exemplo nos ajuda a entender que uma simples decisão pode nos afastar ou nos aproximar de Deus.

Qual atitude teremos em meio às frustrações? Sugiro observar a atitude de Moisés. Habite em sua tenda, vá ao seu quarto, procure o silencio e se ponha na presença do Altíssimo. Procure um local que lhe favoreça nesta proximidade com Deus, no qual possa descrever ao Senhor todas as suas frustrações, sendo sincero e pedindo a Ele misericórdia e graça. Peça ao Senhor que não nos deixe trocar a presença Dele por outros deuses deste mundo. Nessas horas não procure livros, televisão, videogame, celular, redes sociais, familiares ou amigos: invoque ao Senhor Jesus em primeiro lugar, busque a palavra de Deus em segundo lugar e sua terceira atitude certamente será direcionada pelo Santo Espirito de Deus.

Se optarmos pelo Senhor nos momentos desafiadores, certamente reconhecemos e valorizamos a sua absoluta suficiência e soberania e declaramos, em meio as nossas atitudes, que Ele é único.

Nos momentos tranquilos e menos desafiadores reconhecemos e agradecemos ao Senhor por sua graça e misericórdia sobre nós
“Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém”. Romanos 11:36

Que a paz de Deus esteja com todos.

Compartilhe:

Novidades

Acesse as últimas pregações, aulas e estudos bíblicos

23/08/2022
50 ANOS DE IPB DIADEMA
IP Diadema

22/08/2022
ESTUDO ESPECIAL DE FÉRIAS – AS BEM-AVENTURANÇAS
IP Diadema

07/10/2021
1ª SEMANA DA FÉ REFORMADA DO PRRD
IBRAK PRRD

Igreja Presbiteriana do Brasil em Diadema -
Todos os direitos reservados.