Menu Mobile

 

 
Fechar galeria
IPB LOGO

Pergunta  101- Qual é o prefácio dos dez mandamentos?

O prefácio dos dez mandamentos é: “Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.” Nestas palavras, Deus manifesta a sua soberania como JEOVÁ (Senhor), o eterno, imutável e todo-poderoso Deus, existindo em si e por si, cumprindo todas as suas palavras e obras, manifestando que é um Deus em pacto, com todo o seu povo e com o Israel antigo; que assim como tirou a estes da servidão do Egito, assim nos libertou do cativeiro espiritual e que, portanto, é nosso dever aceitar a Ele só por nosso Deus e guardar todos os seus mandamentos.

Desde o principio Deus revela ao seu Povo quem Ele é “EU SOU O SENHOR TEU DEUS”. O interessante nessa afirmação é que o povo estava diante de um Deus que se preocupava em estabelecer um relacionamento, ao ponto de expressar que além Dele não existia outro, como diz “Isaías 44:6 – Assim diz o SENHOR, Rei de Israel, e seu Redentor, o SENHOR dos Exércitos: Eu sou o primeiro, e eu sou o último, e fora de mim não há Deus”.

Neste período o povo de Israel estava se firmando como povo, não tinha parâmetros de ordem ou conduta, era necessário estabelecer uma lei que mostrasse como a vida de um homem deveria ser, mas para ter esse entendimento, Israel precisava conhecer o Deus que estavam servindo por isso Deus se revela não apenas em palavras, mas também através de obras, para que o povo tivesse a verdadeira noção de quem Ele era. “Êxodo 20:2 – Eu sou o SENHOR teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão”.

A partir desse momento é estabelecida uma aliança, um pacto que mostra o quanto Deus ama o seu povo e esse amor é um amor libertador, ou seja, toda opressão e escravidão vivida no Egito serviu apenas para demonstrar que existia um Deus Soberano, Justo e amoroso que tinha escolhido para si um povo, o qual seria instrumento em suas mãos para glorifica-lo por onde quer que fossem. “Gênesis 17:7 – E estabelecerei a minha aliança entre mim e ti e a tua descendência depois de ti em suas gerações, por aliança perpétua, para te ser a ti por Deus, e à tua descendência depois de ti”.

Nos dias atuais somos confrontados diariamente a não reconhecer esse Deus Soberano, Justo e amoroso como Senhor de nossas vidas por conta dos inúmeros acontecimentos estampados nas manchetes da mídia de modo geral. É por isso que a resposta da pergunta 101 é tão pertinente para os nossos dias, pois temos a clara e verdadeira definição que Deus permitiu nos revelar sobre sua natureza.

Não foi apenas o povo de Israel que experimentou a libertação da escravidão, nos também experimentamos essa liberdade que Cristo nos deu com sua morte na cruz, pois Deus expressou o seu grande amor por  todos os seus eleitos que de antemão escolheu na eternidade. Efésios 1:3 4: “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo;  Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor”.

Podemos dizer que somos seu povo, porque Ele disse primeiro que é o nosso Deus! Essa afirmação permanece até os dias de hoje. Assim, cabe a cada pessoa andar em novidade de vida, santos e irrepreensíveis, pois esse é o “EU SOU O QUE SOU “que nos tomou para glorifica-lo, não por um breve período, mas por toda eternidade como diz Lucas 1:74 -75: “De conceder-nos que, libertados da mão de nossos inimigos, o serviríamos sem temor, em santidade e justiça perante ele, todos os dias da nossa vida”  e em  Romanos 11:36 : “Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém”.

Deus abençoe a todos.

Compartilhe:

Novidades

Acesse as últimas pregações, aulas e estudos bíblicos

23/08/2022
50 ANOS DE IPB DIADEMA
IP Diadema

22/08/2022
ESTUDO ESPECIAL DE FÉRIAS – AS BEM-AVENTURANÇAS
IP Diadema

07/10/2021
1ª SEMANA DA FÉ REFORMADA DO PRRD
IBRAK PRRD

Igreja Presbiteriana do Brasil em Diadema -
Todos os direitos reservados.