Menu Mobile

 

 
Fechar galeria
IPB LOGO

OS ATRIBUTOS DA REVELAÇÃO DE DEUS (Salmo 19)

 

Uma das principais marcas distintivas do Cristianismo é que o Deus cristão é um Deus que revela a si mesmo aos seus súditos. Nosso Deus tomou a iniciativa de se revelar. Ele não apenas criou o mundo, mas revela-se a ele em amor. Veremos nesta pastoral, com base no salmo 19, quais são os atributos da Revelação de Deus.

O primeiro atributo da revelação de Deus é o atributo natural, ou seja, Deus se revela através de sua criação, através da natureza. Os primeiros versículos do salmo 19 atesta esta verdade, pois afirma que os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras de sua mão.

Paulo expande essa premissa em Romanos capítulo primeiro do verso dezoito em diante, quando nos ensina que, o que de Deus se pode conhecer é claramente manifesto através das coisas que foram criadas. É necessário acrescentar que o propósito dessa revelação natural é glorificar a Deus, e atestar sua existência. Nesse sentido, esta revelação não tem o propósito e a capacidade de regenerar o ser humano.

O segundo atributo da revelação de Deus, exposto no salmo 19, é o atributo de revelação especial. Quando falamos de revelação especial estamos tratando da revelação escrita de Deus, ou seja, a Bíblia Sagrada, especialmente por ter como fundamento central a pessoa de Jesus Cristo, que é o ápice da revelação de Deus ao homem. No verso 7 em diante o autor começa tratar sobre a revelação especial, quanto a dedicar-se à lei do Senhor.

As Escrituras Sagradas são a revelação especial de Deus, porque é por meio delas que podemos conhecer a Deus de maneira mais vívida, através da iluminação do Espírito Santo, nos eleitos. Somente as Escrituras Sagradas podem gerar um conhecimento no homem capaz de trazer-lhe salvação, porque elas apontam para a redenção que há em Cristo Jesus. Somente as Escrituras podem nos santificar, e somente elas podem restaurar a alma humana, como está escrito: “A lei do Senhor é perfeita e restaura a alma.” (v. 7).

Olhe para a criação de Deus e perceba o quanto Ele é poderoso e perfeito, e o quanto nos ama, a ponto de nos deixar desfrutar de tantas ricas bênçãos da natureza. Olhe para as Escrituras Sagradas e busque conhecer a Deus por meio delas, pois somente este conhecimento de Deus nas Escrituras podem nos santificar e nos restaurar, para a glória de Deus. Ame, adore e glorifique ao Deus que se revela.

Compartilhe:

Novidades

Acesse as últimas pregações, aulas e estudos bíblicos

23/08/2022
50 ANOS DE IPB DIADEMA
IP Diadema

22/08/2022
ESTUDO ESPECIAL DE FÉRIAS – AS BEM-AVENTURANÇAS
IP Diadema

07/10/2021
1ª SEMANA DA FÉ REFORMADA DO PRRD
IBRAK PRRD

Igreja Presbiteriana do Brasil em Diadema -
Todos os direitos reservados.