Menu Mobile

 

 
Fechar galeria
IPB LOGO

OS ASPECTOS MESSIÂNICOS DO REINADO DE CRISTO (SALMO 21)

 

Grande parte dos salmos têm um caráter messiânico. Alguns deles apontam diretamente e claramente para pessoa de Cristo. Por vezes, até o próprio Novo Testamento faz referência a estes salmos como uma concretização das promessas messiânicas contidas nos salmos. O Salmo 21 é um Salmo escrito pelo Rei Davi e trata sobre Davi como rei, sobre sua esperança, sobre sua expectativa de que Deus lhe concederia vitória sobre os seus inimigos. No entanto, claramente nós podemos perceber, pelo teor e pelo conteúdo da mensagem do salmo 21, que ele tem referências diretas à pessoa de Cristo, inclusive com apontamentos que não fazem aplicações diretas a Davi, antes, são aplicações específicas para pessoa de Cristo.

O primeiro aspecto messiânico deste Salmo refere-se à salvação. No primeiro versículo Davi diz que o rei se alegra com a força do Senhor e na sua salvação. Isso significa que, como está escrito em Isaías 53, ele verá o fruto do seu penoso trabalho e se alegrará. Cristo viu o fruto do seu penoso trabalho realizado na cruz e se alegrou em Deus, se satisfez em Deus por satisfazer a vontade redentiva do Pai. Então, o primeiro aspecto messiânico e mais importante é a respeito da salvação. Jesus se tornou homem, morreu por nós, nos salvou, ressuscitou, ressurgiu e está à direita de Deus Pai reinando para todo sempre.

O outro aspecto messiânico deste Salmo refere-se à soberania de Cristo. O versículo 3 fala sobre a coroa de Cristo. Cristo foi coroado e como rei que ele é ele reina com a igreja e governa todas as coisas. Diante disso, como implicação, nós devemos nos submeter à sua soberania, tanto às suas decisões soberanas, ou seja, seus decretos como às suas ordens diretas que são suas leis e mandamentos para a igreja.

Podemos observar também que um outro aspecto messiânico se refere à justiça de Cristo. O versículo 8 fala sobre o julgamento do Messias sobre os seus inimigos. O rei irá julgar seus inimigos e perseguir todos os seus inimigos. Isso se concretizará em breve como está escrito no Capítulo 16 de romanos, que diz que em breve Jesus esmagará Satanás debaixo de nossos pés. A vitória da igreja, na verdade, a vitória de Cristo, se manifestará de maneira plena na volta de Jesus, quando ele vai julgar os vivos e os mortos, julgar os anjos, julgar os ímpios e lançá-los no inferno e salvar a sua igreja. Esse julgamento será por intermédio de um fogo ardente como fornalha, como está escrito no versículo de número 9 onde Deus, com a sua ira vindoura, derramará fogo nesta terra através das sete trombetas e finalmente com fogo eterno. É o lago de fogo descrito em Apocalipse Capítulo de número 20.

O Salmo é concluído com uma palavra de exultação a Deus por seu poder e por seu pacto. Isso significa que nós devemos louvar a Deus por intermédio de Nosso Senhor Jesus Cristo por toda obra Messiânica realizada na cruz, que culminou em sua soberania e em seu reinado com a igreja. Louve a Deus, confie no senhor, submeta-se à sua vontade soberana e saiba que Jesus é o messias eterno, que nos salvou e reinará conosco para sempre. Que Deus nos abençoe.

Compartilhe:

Novidades

Acesse as últimas pregações, aulas e estudos bíblicos

23/08/2022
50 ANOS DE IPB DIADEMA
IP Diadema

22/08/2022
ESTUDO ESPECIAL DE FÉRIAS – AS BEM-AVENTURANÇAS
IP Diadema

07/10/2021
1ª SEMANA DA FÉ REFORMADA DO PRRD
IBRAK PRRD

Igreja Presbiteriana do Brasil em Diadema -
Todos os direitos reservados.