Menu Mobile

 

 
Fechar galeria
IPB LOGO

ONDE ESTÃO OS SEUS TEMORES? (SALMO 55)

As vezes as situações estão tão tensas que você quer que as coisas sejam resolvidas imediatamente. O problema é querer resolver tudo à sua maneira. Veja os benefícios encontrados nesse salmo quando você se encontra em situação complicada.

Deus ouve o clamor de seus servos.

Nesse texto o salmista demonstra muito claramente o seu pavor diante da situação em que se encontra. Prova disso é que ele clama para Deus de uma forma muito contundente, quando ele usar três vezes palavras que dão sentido à urgência “Dá ouvidos”, “Atende-me” e “responde-me”. Se você se encontra em uma situação como essa precisa entender algo muito importante. A Bíblia nos deixa claro que você não deve andar ansioso, mas levar diante as petições e súplicas (Fp 4.6) e Paulo ainda complementa que será Cristo engrandecido no meu corpo (Fp 1.20) e João sabiamente vai te dizer que se sabemos que ele nos ouve quanto ao que lhe pedimos, estamos certos de que obtemos os pedidos que lhe temos feito (1Jo 5.15). Além de saber que Deus ouve o seu clamor saiba também.

Deus controla as atitudes até mesmo dos inimigos

Esse salmo mostra que Davi está desesperado por conta da situação em que o seu inimigo, ou o seu amigo, na verdade, o deixou encurralado, demonstra, muitas vezes, as nossas situações diárias. Pessoas em que você confiava te trai e, assim, te deixa triste devido à situação. O salmista tinha inimigos que eram bem reais em sua época e o queriam destruir. Hoje, talvez, você não tenha inimigos como o salmista teve. De repente, então, seus inimigos não são daqueles que querem tirar a sua vida. Seus inimigos podem estar dentro de você mesmo, os seus pecados, suas fraquezas em algumas áreas, idolatria em seu coração que o faz tirar os olhos daquele que consegue solucionar todos os seus problemas. Talvez o seu inimigo esteja em seu lar nas telas de computadores, televisões. Tenha consciência que essas mesmas coisas que te atraem podem te conduzir para uma proximidade com Deus. Davi pede para o Senhor confundir os inimigos. Se você, ao invés de assistir um filme cheio de cenas obscenas, assistir, por exemplo, vídeos de pregações ou filmes evangélicos pode fazer diferença. Claro que o melhor é se voltar para a Palavra de Deus, que é insubstituível. Por isso além de saber que Deus ouve o clamor, que ele controla até os inimigos, entenda também.

Deus quer que seus filhos confiem nele

Parece um paradoxo falar para crente confiar em Deus. No entanto, infelizmente, é uma realidade tremenda atualmente. Há muitos que dizem conhecer a Deus, mas não usufrui da benção de confiar nele. Estão atolados em seus problemas e tentando resolver por conta própria. Esses esquecem que Deus é quem batalha por cada um de seus servos. Interessante que nos itens anteriores o salmista se dirige a Deus. Agora, porém, para ensinar ao povo, uma vez que esse salmo é didático, ele se dirige às pessoas que ouvirão ou lerão esse poema. A Palavra de Deus é repleta de indicações para que você continue a buscar orientação ao Soberano e, principalmente, confiar Nele. Deus faz justiça e não permite o abalo dos seus santos. Ele cuida de cada detalhe de sua vida, inclusive tirando de diante de você situações que farão você tropeçar. Espere no Todo Poderoso.

Compartilhe:

Novidades

Acesse as últimas pregações, aulas e estudos bíblicos

23/08/2022
50 ANOS DE IPB DIADEMA
IP Diadema

22/08/2022
ESTUDO ESPECIAL DE FÉRIAS – AS BEM-AVENTURANÇAS
IP Diadema

07/10/2021
1ª SEMANA DA FÉ REFORMADA DO PRRD
IBRAK PRRD

Igreja Presbiteriana do Brasil em Diadema -
Todos os direitos reservados.