Menu Mobile

 

 
Fechar galeria
IPB LOGO

O TRATAMENTO DE DEUS PARA A INVEJA

             As vezes passamos por momentos de tribulação e angústia, e quando passamos por isso somos tentados a olhar para a vida dos outros, e comparar com a nossa. Essas comparações podem, por vezes, nos fazer pecar contra Deus, pois nos leva a pensar, pecaminosamente, que Deus não está agindo de forma justa.

O salmo 73, salmo de Asafe, nos leva a refletir sobre esta problemática. Não sabemos o contexto histórico, exato deste salmo. O que podemos depreender dele é que se trata de uma situação existencial de Asafe, onde ele estava enfrentando algum tipo de tribulação, e que, neste momento, começou a olhar para a vida dos ímpios, comparando-as com a dele, e achando, momentaneamente, que Deus não estava sendo justo.

Este salmo tem muito a nos ensinar, pois é comum os crentes, quando passam por lutas, comparar sua situação com a de outras pessoas, especialmente de ímpios. Quando é luta financeira, o crente olha para a vida dos ímpios, que por vezes são ricos, mesmo sendo rebeldes a Deus. Quando é tribulação com enfermidade, o crente por vezes compara a sua vida com a de muitos ímpios que são saudáveis. Resta-nos saber como Deus olha esta situação, e como ele corrige-nos desta postura ruim.

De acordo com o Salmo 73, o tratamento de Deus para a inveja dos crentes em relação aos ímpios é olharmos para a Bondade de Deus. O verso primeiro atesta isto: “Com efeito, Deus é bom para com Israel”. A partir do verso dois, Asafe afirma que quase resvalou seus pés, quando começou a se comparar com os ímpios. Mas ele ressalta a bondade de Deus. Deus é bom, e devemos manter o foco nessa bondade, que se revela especialmente na glória, quando ele nos trará livramento, como está escrito no verso “me recebes na glória”. (v. 24). Além de olharmos para a bondade de Deus, devemos olhar também para a justiça de Deus, pois de acordo com o salmo 73, muito embora os ímpios escapem aqui, eles perecerão no fogo eterno no futuro, ou seja, sua alegria é passageira, mas sua condenação é eterna. Assim, todas as vezes que você sentir inveja dos ímpios, lembre-se da bondade de Deus, e de sua justiça. Que Deus nos abençoe.

Compartilhe:

Novidades

Acesse as últimas pregações, aulas e estudos bíblicos

23/08/2022
50 ANOS DE IPB DIADEMA
IP Diadema

22/08/2022
ESTUDO ESPECIAL DE FÉRIAS – AS BEM-AVENTURANÇAS
IP Diadema

07/10/2021
1ª SEMANA DA FÉ REFORMADA DO PRRD
IBRAK PRRD

Igreja Presbiteriana do Brasil em Diadema -
Todos os direitos reservados.