Menu Mobile

 

 
Fechar galeria
IPB LOGO

O QUE VOCÊ ESPERA? 

Prezado irmão,

Leia o Salmo 42.

O homem se sente perdido pelo fato de estar distante de Deus. O problema se dá ao fato de que toda a humanidade se encontra nesse estado. Há uma cegueira espiritual em que ele não consegue enxergar a existência de Deus (Rm 1.18-20). Mas mesmo reconhecendo Deus como o Salvador, através da obra de Jesus Cristo, às vezes você se sente amargurado.

Esse salmo é muito interessante pelo fato de o salmista, identificado como um dos filhos de Corá, relembrar que a corça, um animal que constantemente demonstra a energia ao saltar (Is 35.6, Ct 8.14) e que sempre está em busca de alimento (Lm 1.6), em um determinado momento está sedento em busca de água. A corça também é um dos animais que poderiam ser caçados para alimento sendo um animal limpo (Dt 12.15, 22) e, por isso, é perseguida (Lm 1.6) e foge em busca de refúgio (Ct 2.17).

Da mesma forma que a corça vai atrás de água para saciar a sede, o salmista compara com sua busca em saciar sua sede espiritual que está somente em Deus. O termo alma aparece em seis dos onze versos desse salmo. Essa alma que tem sede também suspira (1), se derrama (4), se abate (5, 6,11), fica perturbada (5, 11), mas espera (11).

Igualmente o homem pode viver uma vida de suspiros, de busca, choro, questionamentos, abatimentos, sofrimentos, temor, ser insultado, ter adversários. No entanto, os sentimentos humanos também podem ser guiados, ter alegria, ter apoio, louvar, ser auxiliado.

O salmista sabe que a única forma de ter saciedade é estar perante Deus, e é por isso que essa palavra se repete mais do que a destacada anteriormente (alma). Deus aparece sete vezes nesse trecho. Esse salmo inaugura o Segundo livro dos salmos (de 42 a 72) que tem justamente como particularidade o uso do termo hebraico Elohim. Para os homens cegos esse Deus é questionado, acusado, confrontado. Para aqueles que o servem de todo coração, através dos méritos de Jesus, ele é desejado, está vivo, é necessário para nossa sobrevivência e subsistência, deve ser buscado, louvado. O Deus que é auxílio, é pessoal, é esperado, é misericordioso, é uma rocha inabalável. Para Ele que deve ser dirigida sua oração.

Qual a sua busca meu amado irmão? Se todos os seus anseios não estiverem cravados na cruz de Cristo você precisa rever seus conceitos. Coloque-se como um sedento nas mãos desse Redentor, nosso Deus maravilhoso, que é Jesus. Deus o abençoe.

Compartilhe:

Novidades

Acesse as últimas pregações, aulas e estudos bíblicos

23/08/2022
50 ANOS DE IPB DIADEMA
IP Diadema

22/08/2022
ESTUDO ESPECIAL DE FÉRIAS – AS BEM-AVENTURANÇAS
IP Diadema

07/10/2021
1ª SEMANA DA FÉ REFORMADA DO PRRD
IBRAK PRRD

Igreja Presbiteriana do Brasil em Diadema -
Todos os direitos reservados.