Menu Mobile

 

 
Fechar galeria
IPB LOGO

O QUE FAZER QUANDO SOMOS PERSEGUIDOS

(SALMO 5)

 

Os ensinamentos de Jesus sempre foram muito claros a respeito do preço do discipulado, ou, das consequências em segui-lo. É verdade que ao receber Jesus somos profundamente agraciados com a assistência e consolo do Espírito, com a certeza da salvação, com proteção, com a promessa de uma herança eterna, com a inclusão na família da fé, bem como tantas outras bênçãos espirituais em Cristo Jesus. Todavia, seguir a Cristo não implica apenas em receber estas bênçãos, mas também há consequências, como por exemplo, as perseguições.

O Apóstolo Paulo já nos advertira de que, aquele que quiser viver com fidelidade a Deus, certamente sofrerá perseguição (2Tm. 3. 12). Jesus nos alertou dizendo que neste mundo sofreríamos aflições e perseguições, tal como ele e os profetas foram perseguidos (Mt. 5; Jo. 16. 33). Em nossos dias, portanto, também sofreremos perseguições, como o Rei Davi também sofreu diversas perseguições, como o atesta no salmo 5. 8. Davi fora perseguido por inimigos externos como os filisteus; por inimigos internos como Saul, e até mesmo por membros de sua própria família, como seu filho Absalão. Aprendamos com Davi sobre com agir quando somos perseguidos, a partir do Salmo 5.

A primeira coisa que devemos fazer quando somos perseguidos é orar. Parece óbvio, mas por vezes até o óbvio escapa à nossa percepção. Quando somos perseguidos a nossa tendência é fazer como o profeta Elias que fugiu de Jezabel, indo esconder-se em uma caverna. Por vezes, ao sermos perseguidos, corremos para o escuro de nossas cavernas a nos esconder das tribulações, e lá ficamos chorando, desanimados, e as vezes até presos em uma depressão aparentemente interminável. Ao invés de fugir e se vitimizar, Davi colocou-se diante do Senhor em oração. Então se você está sendo perseguido, faça como Davi e diga ao Senhor: “Dá ouvidos, Senhor, às minhas palavras!”. (Salmo 5. 1).

Outra atitude importante é confiar na justiça de Deus. Davi (v. 4-7) demonstra confiança na justiça de Deus, de que Deus irá defendê-lo. Deus é nosso pai, e como pai ele se entristece profundamente quando somos injustiçados e perseguidos, e promete nos acudir. Então confie no cuidado de Deus e em seu amor paternal, pois como pai, ele nos defenderá.

Por último, mantenha viva a esperança da glória de Deus. Davi tinha certeza que ainda entraria na cada de Deus (v. 7). Certeza que esse dia só se concretizará quando Cristo voltar. Quando Jesus vier restaurar todas as coisas, o livro de Apocalipse diz que nós habitaremos com Deus para todo sempre. É o tabernáculo de Deus com seu povo, afirma Apocalipse 21 e 22. Então não se abata com as humilhações e perseguições, mantenha viva a esperança da glória.

 

Que Deus nos abençoe.

Compartilhe:

Novidades

Acesse as últimas pregações, aulas e estudos bíblicos

23/08/2022
50 ANOS DE IPB DIADEMA
IP Diadema

22/08/2022
ESTUDO ESPECIAL DE FÉRIAS – AS BEM-AVENTURANÇAS
IP Diadema

07/10/2021
1ª SEMANA DA FÉ REFORMADA DO PRRD
IBRAK PRRD

Igreja Presbiteriana do Brasil em Diadema -
Todos os direitos reservados.