Menu Mobile

 

 
Fechar galeria
IPB LOGO

O QUE FAZER QUANDO SOMOS INJUSTIÇADOS 

Deus criou o homem à sua imagem e semelhança. Isto significa que Deus concedeu aos homens alguns atributos próprios seus, mas que compartilha com o homem. Chamamos estes atributos de atributos comunicáveis, pois são comuns entre Deus e o homem. Certamente, estes atributos nos homens se revelam limitados, mas em Deus são perfeitos. Todavia, ainda assim, há este maravilhoso compartilhamento da natureza de Deus no homem.

Um dos atributos que Deus compartilhou no homem foi o senso de justiça. Este senso de justiça, antes da Queda, se revelava em práticas justas. Todavia, após a Queda o que restou foi apenas o senso de justiça, uma vez que a justiça na perfeição que era antes da Queda não existe mais na vida do homem, pois este se tornou ímpio em seu coração, e destituído da glória de Deus (Rm. 3. 23).

O senso de justiça em nós se manifesta, especialmente quando presenciamos um ato injusto, seja em nós ou em outrem. Quando presenciamos ou ouvimos falar de um ato injusto de uma pessoa contra outra, isto nos deixa inconformados e incomodados, pois afeta nosso senso de justiça.

O senso de justiça em nós se manifesta de forma mais acentuada ainda quando somos nós a vítima da injustiça. Quando sofremos injustiça sofremos de maneira intensa em nosso interior. É algo que, por vezes até nos tira o sono. Ser injustiçado é uma das coisas mais difíceis de enfrentarmos. Eis a nossa sede por um justiceiro. Não é à toa que a Bíblia nos diz que a vingança pertence a Deus (Rm. 12. 19).

Quando sofremos injustiça o que devemos fazer, em primeiro lugar é clamar ao Senhor, para que ele, a seu tempo, nos socorra (v. 1; Hb. 4. 16). No versículo 2 o salmista afirma que Deus é sua fortaleza. Então, se você está sofrendo injustiça, clame a Senhor, pois como disse Jesus, “acaso Deus não fará justiça aos seus escolhidos”. (Lc. 18. 7).

Quando sofremos injustiça, além de clamar a Deus, devemos nos atentar ao que nos diz a sua Palavra. No verso dois o salmista afirma: “Envia a tua luz e a tua verdade, para que me guiem”. Quando sofremos injustiças devemos aprender na Palavra como agir, pois a Palavra de Deus nos guiará e nos mostrará testemunhos de crentes que sofreram injustiças e ainda assim obtiveram livramento do Senhor. Então clame ao Senhor, e também busque-o em sua Palavra, assim, você já poderá desfrutar da justiça de Deus, que um dia nos saciará.

Compartilhe:

Novidades

Acesse as últimas pregações, aulas e estudos bíblicos

23/08/2022
50 ANOS DE IPB DIADEMA
IP Diadema

22/08/2022
ESTUDO ESPECIAL DE FÉRIAS – AS BEM-AVENTURANÇAS
IP Diadema

07/10/2021
1ª SEMANA DA FÉ REFORMADA DO PRRD
IBRAK PRRD

Igreja Presbiteriana do Brasil em Diadema -
Todos os direitos reservados.