O PROTAGONISMO FEMININO NAS ESCRITURAS SAGRADAS
O dia internacional da mulher é comemorado todo dia 08 de Março. Um marco na luta das mulheres por dignidade, em face a uma sociedade, até então, profundamente machista. Todavia, muitos ignoram os antecedentes históricos desta data tão distinta no calendário mundial. Tudo começou em 1908, em Nova York, quando cerca de 15 mil mulheres, lideradas pela ativista Clara Zetkin, marcharam pela cidade exigindo direitos como, redução de jornada de trabalho, melhores salários e o direito a voto. A data do Dia Internacional da Mulher foi oficializada, finalmente, em 1911.
Precisamos evitar dois extremos muito perigosos por trás deste dia, antes de salientarmos o que a Bíblia nos diz sobre o papel social da mulher. O primeiro perigo que precisamos destacar é o uso capitalista e inescrupuloso desta data. Como em outras datas comemorativas (até mesmo datas cristãs), o comércio faz uso do Dia Internacional da Mulher para obter lucro. O mesmo comércio que rebaixa a mulher a um mero objeto de desejo e negócios, propaga o Dia da Mulher, como se de fato se preocupasse com as mesmas.
O outro perigo é canalizarmos o Dia Internacional da Mulher ao ativismo e militância feminista, que tem perigosos pressupostos anti-cristãos. Este dia é o dia de se celebrar as conquistas das mulheres, não de alimentar sectarismos sexistas e anti-bíblicos. A militância feminista chega ao cúmulo de tentar mudar até mesmo as estruturas gramaticais de nossa língua, com o suposto pronome neutro, com o argumento de defender a igualdade de gênero.
Ao invés de se preocuparem em lutar pela vida das mulheres que sofrem violência, gastam tempo e dinheiro tentando mudar a estrutura de nossa língua, enquanto não fazem o mínimo esforço pela inclusão de mulheres deficientes visuais, pela expansão da língua de mudos e surdos favorecendo as mulheres nesta condição, entre outras inclusões sociais. Ao invés de lutarem pela vida das mulheres (Bebês) que jaz ainda no ventre de outra mulher, a militância feminista luta é a favor do aborto deste bebês do sexo feminino. Devemos ser firmes contra isto.
O Dia Internacional da Mulher deve ser, para o cristão, um reflexo enfático da honra cotidiana que devemos às mulheres. Não podemos ser e reducionistas lembrando da importância da mulher apenas uma vez por ano. A importância da mulher é diária, é existencial, é vital, é bíblica. Um ser com tamanho valor deve ser tratado como tal diariamente, não apenas em datas especiais.
Devemos nos lembrar que o valor da mulher vai muito além de seus direitos civis. O protagonismo e o valor da mulher na Bíblia se revela pela quantidade de referência enfática nas narrativas bíblicas sobre mulheres que se destacaram em uma cultura judaica do antigo Oriente Médio. Mulheres como Sara, Raabe, Rute, Ester, Ana, Maria, Isabel, Priscila, Lóide, entre outras. A mulher é tão importante na Bíblia que passa a ser figura que ilustra Israel e a Igreja, figuradas como uma noiva, como a esposa do próprio Deus.
O que falar da mulher samaritana, que teve o privilégio de receber uma aula de teologia e o tratamento de sua alma vindo do próprio Cristo, quebranto todos os tabus culturais da época? Cristo valoriza tanto as mulheres, que lhes deu o privilégio de serem as primeiras pessoas a testemunharem sua ressurreição.
Ademais, o valor e a importância da mulher sob o ponto de vista existencial é inegável, pois, como haveria humanidade se não houvesse maternidade? Como haveria a realização do homem, sem a presença de uma esposa? Como haveria a felicidade de uma criança, se não houvesse o amor materno? Resta-nos valorizarmos ainda mais a mulher, diante de uma maligna sociedade, que a todo custo tentar apagar e destruir algo tão belo, que é a figura da mulher. Não me assustaria se um dia os militantes progressistas propuserem acabar com o Dia Internacional da Mulher, afinal, já destruíram a histórica data do dia das mães.
Valorize sua mãe. Valorize sua esposa. Valorize as mulheres a sua volta. E, mulheres, reconheçam e reafirmem seu valor no Senhor Jesus. Que Deus nos abençoe. Feliz Dia Internacional da Mulher. Vocês merecem