Menu Mobile

 

 
Fechar galeria
IPB LOGO

LIDANDO COM O ABATIMENTO DO NOSSO CORAÇÃO

Constantemente o nosso coração é tomado por apreensões diversas, as quais nos deixam ora alegres, oras tristes. É fato incontestável que durante nossa vida o abatimento, em algum momento, nos acometerá. Nossas forças se esvaem, ficamos cabisbaixos e inertes no sofrimento interno pelo qual passamos. Como lidar com o abatimento do nosso coração nesses dias?

A oração é um remédio oferecido por Deus para os corações abatidos  (v.2). A pessoa abatida é aquela que definha por dentro diante das suas inúmeras tribulações, que já não tem forças. Às vezes em nossas lutas a sensação que temos é a de que Deus está longe de nós. Mas de quem Deus está perto? “Habito no alto e santo lugar, mas habito também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos e vivificar o coração dos contritos” (Is 57.15). As orações oferecidas a Deus quando estamos abatidos é o caminho para sermos aliviados de nossos fardos.

A petição correta em um momento como esse também é muito importante (v.2). Davi pede para Deus o leve para a montanha que é alta demais para ele. Deus sabe que a nossa estrutura é pó (Sl 103.14). Por isso, sentimos o peso de nossas fraquezas, o desejo de estarmos firmes emocional, espiritual e psicologicamente. Qual é a montanha alta demais que você precisa subir? A busca pela renovação espiritual? A luta pela estabilidade emocional e psicológica? Peça a Deus para levá-lo até ao topo da montanha alta de que precisa subir.

A adoração a Deus, por fim, é uma prova do amor que temos por ele. Oferecer sacrifícios de louvor a Deus quando estamos passando por angústias é uma atitude de abnegação. Era isso que Davi desejava: adorar a Deus (v.8). Enquanto as coisas vão bem em nossas vidas, geralmente estamos dispostos a prestar louvores a Deus. Porém, quando as coisas estão difíceis, geralmente, deixamos de adorá-lo incondicionalmente. Por isso, adorar a Deus em meio ao nosso abatimento é uma forma de demonstrar que o amamos mais do que o nosso próprio conforto. Adore a Deus em seu abatimento.

A oração, a petição e a adoração são o caminho que Davi percorreu para lidar com o seu abatimento. Tudo o que foi escrito, foi escrito para o nosso ensino (Rm 15.4). Por esse motivo podemos aprender essas verdades com nosso irmão do passado. Que Deus assim nos abençoe!

Compartilhe:

Novidades

Acesse as últimas pregações, aulas e estudos bíblicos

23/08/2022
50 ANOS DE IPB DIADEMA
IP Diadema

22/08/2022
ESTUDO ESPECIAL DE FÉRIAS – AS BEM-AVENTURANÇAS
IP Diadema

07/10/2021
1ª SEMANA DA FÉ REFORMADA DO PRRD
IBRAK PRRD

Igreja Presbiteriana do Brasil em Diadema -
Todos os direitos reservados.