Menu Mobile

 

 
Fechar galeria
IPB LOGO

LIÇÕES SOBRE A COMUNHÃO EM TEMPOS DE COVID

(Filipenses 4. 4)

Estamos vivendo tempos difíceis. Isto, devido à Pandemia do Covid-19, e suas repercussões político-econômicas. Mas, talvez o impacto causado pelo Covid-19, que mais tem afetado os cristãos, é a impossibilidade de mantermos a comunhão de maneira como cotidianamente era feito. Antes da Quarentena, a igreja tinha uma dinâmica e uma rotina normal, onde o povo de Deus tinha o privilégio de se encontrar dominicalmente para os cultos solenes e para a Escola Dominical. A igreja ainda tinha o privilégio de se reunir na semana para estudar a Palavra, para orar e ter comunhão. Além disso, não eram poucas as vezes que a igreja se reunia em eventos aos sábados, dentro e fora da igreja. Quantas saudades os crentes têm experimentado! Aprendamos com a carta de Paulo aos Filipenses a lidar com essas situações. Falaremos sobre a Comunhão Cristã em Tempos de Crise.

A primeira lição que aprendemos em Filipenses, é que a saudade que sentimos uns dos outros, é natural, pois é fruto de nosso amor cristão plantado pelo Espírito. Paulo cita duas vezes a saudade em sua carta. No primeiro capítulo, verso oito, Paulo diz: “Pois minha testemunha é Deus, da saudade que tenho de todos vós, na terna misericórdia de Cristo Jesus.” (Fl. 1. 8). Também cita sobre a saudade de Epafrodito: “… visto que ele tinha saudade de todos vós…” (Fl. 2. 26). A saudade que estamos sentido de estar na igreja, é natural, porque amamos uns aos outros, amamos a companhia uns dos outros, e amamos adorar a Deus juntos. Isto mostra que, apesar de imperfeitos, somos uma família, e como tal, sentimos falta um do outro, quando a distância nos é empecilho.

A outra lição que aprendemos com a carta de Paulo aos Filipenses, é que não devemos permitir que as circunstâncias minem a nossa alegria. Lembremo-nos de que o Apóstolo Paulo estava preso quando escreveu esta carta. E mesmo preso, ele incentiva a igreja a se alegrar. Ele o faz porque nos ensina que nossa alegria não depende das circunstâncias. Por isso ele nos diz: “Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez vos digo, alegrai-vos.” (Fl. 4. 4). Só conseguiremos ser alegres em momentos como este que estamos passando, se nos alegrarmos no Senhor. Então, alegremo-nos no Senhor, pois ele está no controle de todas as coisas, e conduz a história e a Igreja para seu perfeito propósito. Essa alegria pode ser compartilhada, mesmo à distância. Então ligue para o seu irmão em Cristo, e reanime-o. Como Paulo nos instrui: “Aconselhai-vos mutuamente, com salmos, hinos, e cânticos espirituais, com gratidão em vosso coração.” (Cl. 3. 15).

A última lição que aprendemos é que, em tempos de Covid-19, onde nosso amor é provado, oremos uns pelos outros, para que nosso amor aumente mais ainda. Nesse sentido, ressoa aqui as palavras do Apóstolo: “E, também faço esta oração: ‘que o vosso amor aumente mais e mais…’.” (Fl. 1. 9). Então, oremos uns pelos outros, oremos pela igreja, oremos pelo Conselho, oremos pelos líderes, para que Deus faça com que nosso amor seja fortalecido em tempos de crise. Que esta pastoral seja instrumento do Espírito de Cristo para o crescimento espiritual de nossa igreja. Finalmente, lembre-se: A saudade é um fruto natural do amor fraterno; devemos nos alegrar e alegrar uns aos outros nesses tempos, e, oremos para que nosso amor aumente mais e mais. Que o Senhor assim nos abençoe!

 

Compartilhe:

Novidades

Acesse as últimas pregações, aulas e estudos bíblicos

23/08/2022
50 ANOS DE IPB DIADEMA
IP Diadema

22/08/2022
ESTUDO ESPECIAL DE FÉRIAS – AS BEM-AVENTURANÇAS
IP Diadema

07/10/2021
1ª SEMANA DA FÉ REFORMADA DO PRRD
IBRAK PRRD

Igreja Presbiteriana do Brasil em Diadema -
Todos os direitos reservados.