Menu Mobile

 

 
Fechar galeria
IPB LOGO

EVIDÊNCIAS DA SUFICIÊNCIA DE DEUS EM NOSSA VIDA

O teólogo Agostinho de Hipona em seu livro “Confissões” ele diz que nós fomos criados para Deus e só repousaremos quando encontrarmos descanso nele. Deus é o propósito pelo qual existimos e para quem existimos. Em meios a todas as intempéries da vida, devemos estar contentes com ele. Esse salmo nos ensina sobre quais são as evidências de Deus em nossa vida.

Inicialmente, evidência da suficiência de Deus em nossa vida é o anseio pela sua presença (v.2). Nossa alma foi criada para encontrar repouso em nosso Criador. O descanso de que a nossa alma precisa está na presença do “Senhor dos Exércitos, Rei meu e Deus meu!” (v.3). As nossas mais profundas dores emocionais só podem ser aliviadas pelo desfrutar da presença de Deus. As nossas mais profundas carências só podem ser supridas pela presença de Deus. A despeito de nossas lutas, temos perpétuo acesso à presença de Deus. E, ansiar e desfrutar dela, é uma evidência de que ele é suficiente para nós.

Além disso, a satisfação em Deus é outra evidência (v.5-6). A vida é um “grande vale árido” (v.6). No entanto, quando estamos satisfeitos em Deus, os vales tornam-se para nós um “manancial” (v.6). As lutas em nossas vidas são inevitáveis. Nossa alma se angustia por causa da depressão, ansiedade e medo. Porém, quando o nosso Deus é a nossa fonte de satisfação, inevitavelmente, nosso coração se alegrará nas tribulações (Rm 5.3). Aprisionados, Paulo e Silas louvaram a Deus (cf. At 16). Eles estavam satisfeitos com a sua graça. De igual modo, embora sejam muitas as nossas dores, quando estamos satisfeitos em Deus, experimentamos “as bençãos das primeiras chuvas” (v.6), as quais consistem em estar com o coração contente com Deus.

Por fim, a confiança em Deus evidencia que ele é suficiente para nós (v.12). São muitas as batalhas e os perigos pelos quais passamos. Entretanto, nossa confiança deve estar em Deus, cuja força está a nosso favor (v.11). Deus é digno da nossa confiança. Quando descansamos em seu cuidado, que é permanente, saberemos que Deus é suficiente para nós, porque “nenhum bem sonega aos que andam retamente” (v.11). E não são as nossas obras que nos garantem as bençãos de Deus, mas a obra mediadora do nosso Senhor Jesus Cristo (Ef 1.3).

Por isso podemos confiar em Deus para nossa satisfação, para nossa proteção, nossa adoração, porque, nele, nós temos tudo. Ele é o nosso Deus. O nosso Senhor. O nosso Salvador. Nunca jamais existirá lugar melhor para estar do que em sua presença (v.10). E evidenciamos que ele é suficiente para nós quando anelamos pela sua presença, quando estamos satisfeitos nele, bem como confiamos no Senhor. Que Deus assim nos abençoe, irmãos!

Compartilhe:

Novidades

Acesse as últimas pregações, aulas e estudos bíblicos

23/08/2022
50 ANOS DE IPB DIADEMA
IP Diadema

22/08/2022
ESTUDO ESPECIAL DE FÉRIAS – AS BEM-AVENTURANÇAS
IP Diadema

07/10/2021
1ª SEMANA DA FÉ REFORMADA DO PRRD
IBRAK PRRD

Igreja Presbiteriana do Brasil em Diadema -
Todos os direitos reservados.