Menu Mobile

 

 
Fechar galeria
IPB LOGO

ESPERANDO NO GOVERNO CERTO

O Salmo 2 revela ensinamentos profundos em seu conteúdo, expondo assuntos como a raiva do ser humano, a ira Deus, o governo divino sobre o reinado humano e sua conspiração, a desobediência atual do ser humano e a obediência que o ser humano cumprirá.

No entanto, o aspecto essencial deste Salmo trata sobre o reinado do Filho de Deus, o Ungido do Senhor, o Messias, Jesus Cristo. Os versos 6 e 7, partes do tema central desse salmo, trazem uma conversa do Pai com Filho, na qual o Filho é constituído como rei que exerce governo.

Nos versos 8 e 9 Deus constitui-se um tribunal com os juízes, dos quais o próprio Jesus é quem terá o poder de reger as nações. Ele terá as nações como sua herança e com sua vara de ferro regerá, de forma que a sua autoridade é inquestionável. A demonstração desse poderio divino está nos versos 4 e 5, nos quais vemos que os próprios reis, que antes conspiravam contra o Filho, agora aprendem sobre esse grande poder. Ademais, como o próprio Jesus mostra a Pilatos, ele não teria a governança se Deus não a tivesse concedido a ele.

Como um soberano, o próprio Deus ri das atitudes dos seres humanos, contemplando tudo isso do céu. O Senhor sabe de toda a situação do seu Reino – reino que ele não apenas conhece, mas traçou toda a história. Por outro lado, os reis constituídos por seres humanos só podem tentar entender parte do que está acontecendo.

Amado irmão,

Em sua vida, às vezes você olha para a situação dos governos e seus governantes, bem como de superiores e, ao contemplar suas atitudes – muitas, inclusive, autoritárias – pode pensar que isso não acabará. Contudo, essa poesia deve lhe fazer lembrar que Deus habita nos céus, governa tudo soberanamente e, no devido tempo, trará o pagamento das atitudes humanas.

Este Salmo evidencia o quanto você pode e deve ficar firme diante de quaisquer situações adversas que possam ocorrer em sua vida. Este Reino e poder dado por Deus a Seu Filho deixa claro que ele dará condições para que você possa obedecê-lo. E você se sentirá seguro ao confiar nesse Deus. Ele tem todo o poder – tanto no céu, quanto na terra. Como o verso 12, em sua parte final, afirma: “bem-aventurados são os que nele se refugiam”. Refugie-se nele, conheça e entregue a sua vida a esse rei, o Rei dos reis e Senhor dos senhores.

Glorificado seja o Deus soberano, de eternidade a eternidade!

Compartilhe:

Novidades

Acesse as últimas pregações, aulas e estudos bíblicos

23/08/2022
50 ANOS DE IPB DIADEMA
IP Diadema

22/08/2022
ESTUDO ESPECIAL DE FÉRIAS – AS BEM-AVENTURANÇAS
IP Diadema

07/10/2021
1ª SEMANA DA FÉ REFORMADA DO PRRD
IBRAK PRRD

Igreja Presbiteriana do Brasil em Diadema -
Todos os direitos reservados.