EM MEIO A DORES E TRISTEZAS APRENDEMOS FIRMEZA E CERTEZAS. (SALMO 30)
“A vida cristã vitoriosa é uma série de recomeços” George Morrison.
Nos versos (1 ao 3) Davi deixa entendido que havia enfrentado grandes momentos de dor e tristeza, no início do verso (1) ele nos diz o que faria do momento após as intempéries pelas quais havia passado, no final do verso (1 ao 3) ele declara pelo que passou e no verso (6) ele mostra o porquê havia passado por isso.
Todo ser humano seja o mais crente ou o menos crente tem seus momentos de orgulho pessoal, arrogância, prepotência, soberba, são coisas que a bíblia frequentemente nos ensina a não darmos ocasião à esses sentimentos, eles nos mostram o que podemos ser ou ter e assim que pensamos obter as suas promessas nossos olhos são abertos e enxergamos do que realmente o homem é feito, pó, sim poeira do chão (Gn 3.19) e embora Deus de á alguns homens o privilégio de ter ou ser algo mais do que os outros, entendemos que é para a ajuda e socorro dos mais necessitados e que, pela providência de Deus que tudo e todos domina e mantém nós O glorifiquemos.
Davi era um rei poderoso e exaltado, no seu tempo era conhecido em todos os lugares e seu poder era temido, isso o fez passar por esses problemas, uma coisa entretanto o fez retomar ânimo e seguir agora não mais com esses sentimentos…
A correção de Deus não é o contrário da sua misericórdia mas sim um contraponto.
No (v.5) entendemos que a correção de Deus e sua justiça serão sempre aplicadas na vida do homem e que para nosso aprendizado e proveito para uma vida de santidade e comunhão com Ele nos seja frequente. Momentos de dor e tristezas podem vir do próprio Deus para nos admoestar visto que por muitos momentos precisamos disso, mas, quando Deus isto faz não é para nossa desgraça, mas sim para que Sua Graça se manifeste abundante em nossa vida e Sua misericórdia nos guie em um caminho de vida e prazer nEle (Tg 1-8).
Que em momentos extremos ainda possamos pensar e confiar como Jó o fez: ” Ainda que Ele me mate, nEle esperarei”. ( Jo 13.15).