Menu Mobile

 

 
Fechar galeria
IPB LOGO

CONFIANÇA EM DEUS EM TEMPOS DE CRISE (SALMO 31)

A realidade da vida cristã é que os cristãos, mais cedo ou mais tarde, passarão – e passam! – por crises das mais variadas (Jo 16.33; Tg 1.2). As crises, por vezes, são tão agudas “a ponto de desesperarmos até da própria vida” (2Co 1.8). Isso acontece, muitas vezes, “para que não confiemos em nós, e sim no Deus que ressuscita os mortos” (v.8). Os tempos de crise são, portanto, o momento oportuno para confiar em Deus, assim como fez Davi no Salmo 31.

Davi buscou, em primeiro lugar, refúgio em Deus (v.1). Sua crise era motivada pela perseguição dos seus inimigos (v.4,7,8, 11-13). Sua alma, por isso, estava aflita (v.8). Davi tinha apenas uma fonte de socorro: o Senhor, “o meu castelo forte, cidadela fortíssima” (v.2). Por essa razão ele disse: “Nas tuas mãos, entrego o meu espírito” (v.4). Por causa das nossas angústias, por vezes, afastamo-nos de Deus, o verdadeiro refúgio, quando deveríamos recorrer ao seu auxílio. Devemos buscar, portanto, a presença de Deus em tempos de crise, para que o nosso coração seja consolado nas tribulações.

Davi também manteve sua esperança em Deus (v.3,4,7). Davi tinha certeza de que Deus conduziria os seus passos em meio à sua crise. Sabia que Deus viria em seu auxílio. De igual modo podemos aprender que, ainda que as nossas lutas sejam intensas a ponto de muitas vezes nos desanimar, Deus é a nossa esperança. Crises no casamento, na vida espiritual, emocional, psicológica, saúde, por exemplo, obscurecem nossa percepção e conduzem-nos ao desespero, desânimo, desejo de desistir da vida. Nesse momento, todavia, devemos olhar esperançosamente para o nosso Deus. Ele pode nos conceder o livramento pelo qual suplicamos. Portanto, “sede fortes, e revigore-se o vosso coração, vós todos que esperais no Senhor” (v.24).

Por fim, Davi manteve a humildade diante de Deus (v.10). Ele reconhecia também que seu desânimo era decorrente da sua fraqueza moral, os seus pecados. Davi, por isso, recorre à compaixão de Deus (v.9). Muitas das nossas crises são resultado dos nossos próprios pecados não confessados a Deus. “O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia” (Pv 28.13). Por isso Davi clama pela misericórdia de Deus: “Faze resplandecer o teu rosto sobre o teu servo; salva-me por tua misericórdia” (v.16). O Senhor é misericordioso para nos acolher em sua graça. Busque a graça de Deus.

Jesus Cristo, nosso Senhor, é nosso modelo de confiança. Uma de suas últimas palavras na cruz foi uma demonstração da confiança no cuidado do Pai que ele tinha. “Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito!” (Lc 23.46). Jesus nos ensinou que ainda que estejamos em mais profunda crise podemos nos entregar confiantemente ao Pai, porque ele tem cuidado de nós (1Pe 5.7).

Deus nos abençoe, irmãos!

Compartilhe:

Novidades

Acesse as últimas pregações, aulas e estudos bíblicos

23/08/2022
50 ANOS DE IPB DIADEMA
IP Diadema

22/08/2022
ESTUDO ESPECIAL DE FÉRIAS – AS BEM-AVENTURANÇAS
IP Diadema

07/10/2021
1ª SEMANA DA FÉ REFORMADA DO PRRD
IBRAK PRRD

Igreja Presbiteriana do Brasil em Diadema -
Todos os direitos reservados.