COMO VOCÊ TEM VISTO AS SITUAÇÕES E CALAMIDADES NO MUNDO?
Leia o salmo 46 e tente responder essa pergunta. Ainda mais quando se vê tantas guerras, como a da Rússia Ucrânia, que já dura um ano, mas há outras também. A CNN noticia que pode haver calamidades após o envolvimento da Otan no conflito na Ucrânia. Dizem que pode aumentar risco de guerra nuclear, conforme reportagem de 24/02/23. Além desse ataque há também outros como o de Israel contra Síria, como a reportagem “Ataque israelense atinge edifício no centro de Damasco e mata cinco pessoas” noticiado em 19/02/23.
O clima está cada vez mais “bagunçado”. Essa semana teve vento, aqui em nossa região e chuva muito pesada. Árvores caindo com a força do vento, pessoas mortas. Lembrar também as que sofreram muito com as chuvas no Litoral Norte de São Paulo.
O crescimento da maldade. O jornal Estadão noticiou em 02/03/23 sobre “O Brasil está diante de um aumento de violência contra a mulher”. A indiferença dos filhos para com os pais tem cada vez mais aumentado. Temos visto cada vez mais o homem querendo enfrentar a Deus.
Todas essas coisas aterrorizam as pessoas ao nosso redor. Como consolar, conformar e confortar as pessoas que vem pedir conselhos? Ao olharmos para o salmo 46, e ver que no centro desse salmo, verso 6, um dos filhos de Corá está diante das nações bramando, de reinos se abalando. No entanto, ele pensa em Deus e sabe que ele ouve tudo isso, e fazendo assim, o salmista diz que a Terra se dissolve.
Esse salmo nos mostra que mesmo diante de todas as situações, devemos viver uma vida em segurança no Senhor. O salmo inicia dizendo que Deus é o nosso refúgio e fortaleza. Deus é aquele que nos socorre em quaisquer circunstâncias.
Quando olhamos essa frase, nós temos que jubilar diante do Senhor como os filhos de Corá jubilaram e compuseram esse salmo. Nós temos que cantar ao Senhor, nos regozijar, dizer que não temeremos mesmo que todas as coisas possam acontecer. A nossa visão quando está em meio aos problemas fica turva, mas precisamos ajustar nossa vista baseado não no que vemos, mas no Deus que temos.
Porque o salmo demonstra que Deus reina e ele governa todas as coisas. Reina sobre as calamidades naturais e, também, ele governa a todos os reis e governantes. Os governantes querem se virar contra o “Senhor e seu Ungido” Sl 2.2, em meio a muitas ideologias que as Escrituras proíbem., Outros acham que Deus está longe, mas ao contrário esse salmo demonstra que Deus está muito perto. Ele está conosco e é nosso refúgio. Por isso devemos ficar irradiantes diante de tão bondosa palavra que os salmistas ditam nesse salmo.
Portanto, o que precisa ser feito é nos aquietar e saber que Deus é quem controla todas as coisas. Mesmo que possa haver dificuldades relacionadas a sua situação com a sua família, no seu trabalho, na sua escola, entre os amigos, ou até entre os inimigos. Nós não esqueçamos que Deus é o exaltado entre as nações, como é demonstrado no verso 10. Aquele que é o Senhor dos Exércitos guerreia por nós, está conosco, e é o nosso refúgio. Que tenhamos essa certeza cada vez mais em nossa mente e coração!