Menu Mobile

 

 
Fechar galeria
IPB LOGO

COMO ORAR EM TEMPOS DE CALAMIDADE

 

Uma das experiências inevitáveis na vida cristã é passar por tempos de calamidades. Os patriarcas passaram por tempos de calamidade, os profetas de igual modo também passaram, assim como os apóstolos e o nosso Senhor Jesus Cristo. Não somente isso, nós mesmos passamos por tempos de calamidade. Em tempos assim, precisamos nos aproximar de Deus e buscar a sua face. Com corações aflitos e apertados precisamos da Palavra de Deus para nos dirigir no caminho da oração. A experiência de Davi nos ensina a como orar em tempos de calamidade.

Em primeiro lugar, clame ao Deus Altíssimo (v.2). O Deus Altíssimo é aquele que está acima de todas as coisas (Gn 14.19,20; Is 57.15). Ele exerce soberania sobre todos os povos, controla todas as circunstâncias, determinou todos os nossos caminhos, bem como conhece todas as nossas lutas. Ele habita no alto santo lugar, todavia, ele também habita com o abatido e abatido de coração, para vivificar o espírito dos abatidos e vivificar o coração dos contritos (Is 57.15). Apesar de sua grandeza, Deus sempre está próximo de seu povo. O que devemos fazer quando as calamidades chegam? Clame ao Deus Altíssimo, abrigue-se sob as suas asas até que elas passem (v.1), porque ele é o Deus que nós tudo executa (v.2), quem envia dos céus o seu auxílio para nós e nos dá o livramento (v.3).

Em segundo lugar, confie em Deus (v.7). Quando as calamidades nos alcançam, consequentemente, o nosso coração se abate, por causa das nossas fraquezas. Deus usa o método das lutas para provar a nossa fé. Sabemos em quem temos crido em nossas provações? Certamente confiar em nossas estratégias parece ser o plano perfeito, mas a experiência de Davi nos ensina que o seu coração estava firme em Deus (v.7). Quais são as calamidades que estão te abalando? Deixe de olhar para as calamidades e mantenha o seu coração firme em Deus. A evidência de nossa firmeza na fé é a nossa adoração em meio às calamidades (v.7).

Em último lugar, seja grato a Deus (v.9). A gratidão consiste em reconhecermos a fonte das bençãos que recebemos, isto é, o nosso Deus. Devemos ser gratos a ele por causa da sua misericórdia que se eleva até aos céus e a sua fidelidade, até às nuvens (v.10). É por causa das misericórdias e fidelidade de Deus que somos amparados em meio às tribulações pelas quais passamos. A gratidão testemunha aos homens a grandeza do Deus que servimos. Por isso, ele é digno de toda honra e glória: “Sê exaltado, ó Deus, acima dos céus; e em toda a terra esplenda a tua glória” (v.5,11).

Esses é o caminho prático que a experiência de Davi nos ensina a seguir quando passamos pelas calamidades. Devemos clamar ao Deus Altíssimo, confiar em Deus e sermos gratos a ele. Que Deus nos abençoe, irmãos!

Compartilhe:

Novidades

Acesse as últimas pregações, aulas e estudos bíblicos

23/08/2022
50 ANOS DE IPB DIADEMA
IP Diadema

22/08/2022
ESTUDO ESPECIAL DE FÉRIAS – AS BEM-AVENTURANÇAS
IP Diadema

07/10/2021
1ª SEMANA DA FÉ REFORMADA DO PRRD
IBRAK PRRD

Igreja Presbiteriana do Brasil em Diadema -
Todos os direitos reservados.