Menu Mobile

 

 
Fechar galeria
IPB LOGO

COMO LIDAR COM NOSSOS INIMIGOS

Desde o Éden há uma guerra espiritual travada entre a semente da serpente e a semente da mulher (Gn 3.15). O propósito da linhagem espiritual da serpente é perseguir a semente da mulher. Sabemos que o próprio Cristo foi perseguido, os apóstolos e, em nossa experiência nessa vida, constatamos que nós também. Porém, de que maneira devemos lidar com os inimigos que nos perseguem?

Em primeiro lugar, orando pelos nossos inimigos (Mt 5.44). Geralmente, as pessoas que se opõem a nós fazem parte do nosso cotidiano. Às vezes, em nosso ambiente de trabalho, há pessoas que nos perseguem por causa da inveja, por causa do bom trabalho que executamos. Outras vezes, em nossa própria família, quando perseguidos por causa da nossa fé em Cristo Jesus. Há ocasiões em que dentro da própria igreja há perseguição, visto que há joio e trigo na nela. O que fazer, então, quando tal fato acontece? Ore pelo seu inimigo, aquele que se opõe a você. A razão disso é para que fique manifesto que refletimos o caráter do nosso Pai celestial, que trata bem até os seus inimigos (Mt 5.45). Seja bondoso até mesmo com aqueles que nos perseguem, orando pelo seu bem-estar social, físico, financeiro e, principalmente, espiritual.

Em segundo lugar, confiando na misericórdia de Deus (Sl 52.8). Deus sempre observa a maneira como os seus filhos são tratados no mundo. Certamente há propósito nisso também. Muitas vezes Deus se utiliza desse tipo de situação para transformar o caráter do seu povo, porém, ele nunca deixa de tratar com a devida justiça àqueles que afligem o seu povo descaradamente. Confiar na misericórdia de Deus o ajudará a se recordar de que ele enxerga as suas aflições. Ele é misericordioso “sabe livrar da provação os piedosos” (2Pe 2.9).

Em último lugar, sendo paciente (Sl 52.9). Paulo diz que devemos ser pacientes nas tribulações (Rm 12.12). Quando somos, injustamente, afligidos por pessoas que nos perseguem, é natural que a retribuição imediata seja a nossa reação. Todavia, a razão que temos para não reagir às afrontas, embustes e até escárnio com ira é a cruz de Cristo. Deus puniu a si mesmo na cruz em Cristo Jesus para que nós não sofrêssemos em nós mesmos a sua ira. Por isso, podemos fazer como Paulo diz: “Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira; porque está escrito: A mim me pertence a vingança; eu é que retribuirei, diz o Senhor” (Rm 12.19).

Portanto, se você tem sido perseguido em seu trabalho ou na faculdade, por exemplo, por causa do evangelho, alegre-se, porque grande será o seu galardão! (Mt 5.10-12). Ore pedindo para que Deus lhe dê ousadia para não sucumbir às ameaças feitas (Leia Atos 3-4). E lembre-se de que a maneira como nós lidamos com os nossos inimigos é orando por eles, confiando na misericórdia de Deus e sendo pacientes.

Compartilhe:

Novidades

Acesse as últimas pregações, aulas e estudos bíblicos

23/08/2022
50 ANOS DE IPB DIADEMA
IP Diadema

22/08/2022
ESTUDO ESPECIAL DE FÉRIAS – AS BEM-AVENTURANÇAS
IP Diadema

07/10/2021
1ª SEMANA DA FÉ REFORMADA DO PRRD
IBRAK PRRD

Igreja Presbiteriana do Brasil em Diadema -
Todos os direitos reservados.