Menu Mobile

 

 
Fechar galeria
IPB LOGO

AS MARCAS DA DISCIPLINA DE DEUS

O apóstolo Pedro disse que o juízo de Deus começa pela sua casa (1Pe 4.17). Isso significa dizer que Deus disciplina o seu povo. Aliás, a disciplina é uma ação que Deus executa única e exclusivamente sobre o seu povo, haja vista ele ser o seu filho. A disciplina, portanto, é um tema importante a se refletir. Vejamos, então, quais são as marcas da disciplina de Deus.

A primeira marca da disciplina de Deus é a sua causa (v.9). A disciplina que recebemos da parte de Deus é motivada pelos nossos pecados. A disciplina é um método de Deus para conduzir o seu povo à pureza. Essa é uma marca indispensável de uma igreja saudável. E isso significa que toda disciplina que recebemos da parte de Deus visa, sobretudo, nos fazer participantes de sua santidade, bem como demonstrar o seu amor (veja Hb 12). Portanto, a disciplina a que somos submetidos por Deus sempre visa o nosso bem: a transformação do nosso caráter.

A segunda marca da disciplina de Deus é a sua instrumentalidade (v.1). Deus, frequentemente, se utiliza de meios para nos disciplinar. Muitas vezes, as nossas lutas são o instrumento dele para nos corrigir; as privações pelas quais passamos também pode ser uma ferramenta em suas mãos para nos estimular à santidade. Todas as coisas estão ao dispor de Deus. E o seu objetivo é, como já foi mencionado, que a nossa vida seja cada dia mais conformada ao caráter de Cristo (Rm 8.29).

Em terceiro e último lugar, a marca da disciplina de Deus é o seu cuidado (v.13). Deus é o pastor do seu povo. Toda a sua correção consiste, sobretudo, em uma manifestação do seu cuidado por nós. Em nosso coração habita coisas vergonhosas diante da presença de Deus. Por isso, ele cuida de arrancar as ervas daninhas de nosso coração decorrente do nosso pecado, bem como nos amadurecer em nosso desenvolvimento em nossa vida cristã.

Muitas vezes, a tristeza gerada pela disciplina de Deus resulta em arrependimento para vida (2Co 7.10). Todavia, o final dela é sempre paz, fortalecimento, alegria e zelo pela obra de Deus. Lembro-nos, portanto, de que as marcas da disciplina de Deus são a sua marca, instrumentalidade e cuidado. Que Deus nos abençoe grandemente!

Compartilhe:

Novidades

Acesse as últimas pregações, aulas e estudos bíblicos

23/08/2022
50 ANOS DE IPB DIADEMA
IP Diadema

22/08/2022
ESTUDO ESPECIAL DE FÉRIAS – AS BEM-AVENTURANÇAS
IP Diadema

07/10/2021
1ª SEMANA DA FÉ REFORMADA DO PRRD
IBRAK PRRD

Igreja Presbiteriana do Brasil em Diadema -
Todos os direitos reservados.