Menu Mobile

 

 
Fechar galeria
IPB LOGO

AS LIÇÕES DE UMA ORAÇÃO EM TEMPOS DE GUERRA

 

O livro de Números ensina que a jornada da vida cristã é realizada no deserto. Somos vulneráveis a todas as intempéries por isso. Estamos, assim, sujeitos às batalhas que nos sobrevêm repentinamente. Muitos são os nossos inimigos no deserto da vida. O que fazer quando formos acometidos pela guerra? A resposta é: orar! Davi, nesse sentido, nos ensina neste salmo lições sobre como orar em tempos de guerra.

Devemos considerar a disciplina de Deus (v.1, 10). Uma das verdades cristãs mais recorrentemente citadas nas Sagradas Escrituras é a presença das provações na vida dos crentes. Deus faz o seu povo passar por muitas provações (Tg 1.2). Elas servem para nos fortalecer na fé. Todavia, Deus também faz o seu povo “experimentar reveses”, isto é, dificuldades com a finalidade de nos corrigir. Uma visão correta sobre Deus não exclui a sua disciplina, portanto. As derrotas pelas quais passamos nos ensinam que devemos enxergar a mão disciplinadora de Deus através delas.

Além disso devemos considerar o socorro de Deus (v.11). Um dos refrões ecoados nos salmos de Davi é o seu recorrente pedido de socorro a Deus quando está passando por perigo. Deus era a sua única fonte de socorro. Mesmo sabendo dos reveses que havia sofrido, não deixou de suplicar o socorro de Deus. A experiência de Davi nos ensina a clamar a Deus pelo seu auxílio quando estamos em angústia (v.11). Muitas vezes o nosso silêncio em pedir auxílio a Deus é a confiança que temos em nossos próprios recursos. Porém, o dia da angústia nos desarma a tal ponto a fim de que, humildemente, clamemos pela ajuda do Senhor.

Por fim, devemos considerar a confiança em Deus (v.12). É em Deus que Davi faria proezas, porque o Senhor é quem venceria os seus adversários. Ele tinha plena confiança nisso. É o Senhor quem nos conduz em nossas batalhas diárias, fortalecendo-nos as mãos para o combate que enfrentamos contra a depressão, desânimo espiritual, contra o pecado e contra as perseguições morais que sofremos por aqueles que se opõem ao evangelho.

É dessa maneira que devemos orar em tempos de guerra: devemos considerar a disciplina de Deus, o socorro de Deus e a confiança em Deus. Ele é o Senhor dos Exércitos, aquele que batalha todas as lutas pelo seu povo (Sl 57.2). Que Deus nos abençoe, meus irmãos.

Compartilhe:

Novidades

Acesse as últimas pregações, aulas e estudos bíblicos

23/08/2022
50 ANOS DE IPB DIADEMA
IP Diadema

22/08/2022
ESTUDO ESPECIAL DE FÉRIAS – AS BEM-AVENTURANÇAS
IP Diadema

07/10/2021
1ª SEMANA DA FÉ REFORMADA DO PRRD
IBRAK PRRD

Igreja Presbiteriana do Brasil em Diadema -
Todos os direitos reservados.