Menu Mobile

 

 
Fechar galeria
IPB LOGO

 AS CARACTERÍSTICAS DO VERDADEIRO ARREPENDIMENTO (SALMO 51)

 

Uma das principais marcas do novo nascimento é o arrependimento. De fato, essa é uma diferença fundamental entre um verdadeiro crente e um ímpio, pois este não se quebranta ao cometer um pecado. O salmo 51 demonstra as características do verdadeiro arrependimento, pois há uma profunda diferença entre o verdadeiro arrependimento e o remorso.

O Salmo 51 tem como pano de fundo a história do adultério de Davi com Bateseba, seguida da morte do esposo desta, o soldado chamado Urias. Depois de ter adulterado com Bateseba, esta ficou grávida, e Davi, ficando desesperado, tentou convencer Urias a deitar-se com sua esposa, para então encobrir seu pecado. Mas não adiantou, pois Urias achava injusto ficar em casa, enquanto Israel lutava na guerra (coisa que Davi não fez). Então Davi providenciou a morte de Urias. Logo em seguida, o profeta Natã foi ter com Davi, trazendo uma exortação da parte do Senhor. Foi então que Davi demonstrou profundo arrependimento e então escreveu este Salmo. Vejamos a partir disso, quais são as evidências ou características de um verdadeiro arrependimento.

A primeira característica é o reconhecimento de que Deus é justo e santo, o que fica evidenciado pela oração de Deus, que diz, no primeiro versículo: “compadece-te de mim ó Deus.” Quando Davi faz esta oração ele está admitindo que cometeu pecado grave, e que Deus, por ser justo e santo, tem o direito e o poder de castigá-lo, como ele reforça no verso 4, “pequei contra ti somente, de maneira que será tido por justo no teu falar, e puro no teu julgar.”

A segunda característica do verdadeiro arrependimento é quando não criamos desculpas para o nosso pecado. Muitas pessoas quando são flagradas em algum pecado, ao invés de admiti-lo logo, ficam acusando os outros, ou inventando desculpas por ter pecado. Alguns dizem que foi um momento de fraqueza. Outros colocam a culpa em outrem. Davi não ficou colocando a culpa em Bateseba, e nas circunstâncias, mas, pelo contrário, manteve o foco em seu pecado, e sua responsabilidade, o que fica evidente pela quantidade de referências aos pronomes pessoais possessivos: “”minhas transgressões” (v. 1), “minha iniquidade” (v. 2), “meu pecado” (v. 2), “minhas transgressões” (v. 3), “meu pecado” (v. 3), “pequei contra ti”.

Se você caiu em algum pecado, faça como Davi, arrependa-se da forma correta, reconhecendo que será justo se te corrigir, pois ele é um Deus Santo. Por isso, clame por perdão e misericórdia. Mas faça isto, reconhecendo que você é o responsável pelo seu pecado, sem ficar culpando terceiros. Fazendo isto, Deus o abençoará.

Compartilhe:

Novidades

Acesse as últimas pregações, aulas e estudos bíblicos

23/08/2022
50 ANOS DE IPB DIADEMA
IP Diadema

22/08/2022
ESTUDO ESPECIAL DE FÉRIAS – AS BEM-AVENTURANÇAS
IP Diadema

07/10/2021
1ª SEMANA DA FÉ REFORMADA DO PRRD
IBRAK PRRD

Igreja Presbiteriana do Brasil em Diadema -
Todos os direitos reservados.