Menu Mobile

 

 
Fechar galeria
IPB LOGO

AINDA VALE A PENA SER FIEL?  (Salmo 1)

Em dias em que a iniquidade tem se aumentado cada vez mais, o cristão se verá diante do dilema da fidelidade. Por dilema da fidelidade queremos dizer o conflito entre o ideal e o real. No mundo ideal, os maus sofrem as consequências de seus atos de forma imediata e justa, enquanto os bons são beneficiados por sua fidelidade a Deus.

O salmo primeiro traz luz sobre este dilema. Apesar de não sabermos com exatidão o contexto histórico deste salmo, sabemos todavia, que se trata de orientações a que o crente se mantenha fiel à Palavra de Deus, tendo uma promessa de frutos e galardões. Veremos nesta breve meditação como o salmista demonstra ainda valer a pena ser fiel a Deus.

Em primeiro lugar o salmista defende que o crente fiel a Deus, que se desvia do caminho dos ímpios, é bem aventurado. Isto significa que é uma pessoa feliz aos olhos do Senhor. Neste ponto é importante salientar as diversas percepções que existem de felicidade. Há a auto-percepção de felicidade. É quando nos sentimos felizes. Há a felicidade do outro quando temos por felizes outrem. E há aqueles a quem Deus atribui felicidade.

Em suma, você pode se sentir feliz por algum momento; você pode achar que o outro é feliz por algum motivo; mas, feliz mesmo é aquele que Deus o considera assim. Nesse sentido o salmista deixa claro quem é feliz aos olhos de Deus, o fiel. Só é feliz aos olhos de Deus quem o obedece, quem foge da aparência do mal, ou seja, quem não anda no conselho dos ímpios (v. 1). Isto porque seu prazer não está no pecado, mas na lei do Senhor (v. 2), o que se reflete em uma vida de meditação diária.

Ainda vale a pena ser fiel porque, além de ser feliz aos olhos do Senhor, o fiel produzirá bons frutos (v. 3). Esses frutos, à luz da teologia bíblica, apontam para o fruto do Espírito, que se evidencia em vida de mudança de caráter. Aqui vale lembrar que sem Cristo não podemos dar frutos (Jo. 15. 5); Vale a pena ser fiel, porque nossa fidelidade, associada à meditação na Palavra, produzirá bons frutos. E não somente isto, mas seremos bem-sucedidos em toda nossa obra, no sentido de que Deus nos dará bom termo.

Por fim, ainda vale a pena ser fiel por causa do livramento eterno que Deus nos dará no juízo final (v. 5). Na verdade, esse é o principal motivo porque vale a pena ser fiel. Os infiéis desfrutam de uma vida de pecado neste mundo, mas aos depois sofrerão penalidade eterna (v. 5, 6). Podemos assim dizer que vale a pena ser fiel a Deus, pois teremos uma recompensa eterna. Sejamos fiéis a Deus de maneira incondicional.

Compartilhe:

Novidades

Acesse as últimas pregações, aulas e estudos bíblicos

23/08/2022
50 ANOS DE IPB DIADEMA
IP Diadema

22/08/2022
ESTUDO ESPECIAL DE FÉRIAS – AS BEM-AVENTURANÇAS
IP Diadema

07/10/2021
1ª SEMANA DA FÉ REFORMADA DO PRRD
IBRAK PRRD

Igreja Presbiteriana do Brasil em Diadema -
Todos os direitos reservados.