Menu Mobile

 

 
Fechar galeria
IPB LOGO

A SOLUÇÃO PARA NOSSOS TEMORES (SALMO 34)

      Todos nós, em alguma medida, temos temores e receios. Isto é natural no ser humano, após a queda. As vezes esses temores são legítimos, em face a tribulações e provações que enfrentamos ou que estamos prestes a enfrentar. Outras vezes esses temores são hipotéticos ou psicológicos. Todavia, o que nos importa é, como nos livrarmos desses temores. O Salmo 34 nos dá essa resposta.

     Ao que tudo indica este salmo foi escrito quando Davi se fingiu de louco, na presença do rei Abimeleque, para não morrer. Nele, Davi nos ensina, o que fazer quando estamos enfrentando nossos temores. Vejamos qual solução correta quando enfrentamos nossos medos e temores.

     A primeira atitude a se fazer é buscar o Senhor. O versículo 4 diz: “Busquei o SENHOR, e ele me acolheu; livrou-me de todos os meus temores.” Deus é o nosso refúgio (Salmo 11). Por isso devemos buscar sua presença em oração quando enfrentamos lutas (Hb. 4. 16). Se você está enfrentando lutas, e por isso vive momentos de temor, então busque a Deus em oração, pois ele tranquilizará seu coração, lhe dará sabedoria, e te dará livramento e socorro em momento oportuno (Hb. 4. 16).

     Em segundo lugar, confie na providência de Deus. No versículo 7, o salmista afirma que os anjos do Senhor se acampam ao redor daqueles que o temem. Isto porque Deus providencia seus anjos para guardar seus filhos. De acordo com o texto de Hebreus 1 e 2, os anjos são espíritos ministradores, enviados para servirem os crentes. Então confie na soberania e no cuidado de Deus. O versículo 9 ainda afirma que “nada falta aos que o temem”. Nosso Deus é Deus de providência. Confie!

     Em terceiro lugar, confie no livramento de Deus. O versículo 19 admite que “muitas são as aflições do justo, mas o SENHOR de todas o livra”. É uma promessa do Senhor. Devemos admitir, no entanto, que esse livramento poderá vir somente quando nosso caráter tiver terminado de ser tratado (Ml. 3). Ou ainda, quando Cristo voltar, onde ele enxugará de nossos olhos toda lágrima. De qualquer forma, ele nos livrará. Então confie no cuidado de Deus, pois nestas verdades repousam a solução para nossos temores.

Que Deus nos abençoe.

Compartilhe:

Novidades

Acesse as últimas pregações, aulas e estudos bíblicos

23/08/2022
50 ANOS DE IPB DIADEMA
IP Diadema

22/08/2022
ESTUDO ESPECIAL DE FÉRIAS – AS BEM-AVENTURANÇAS
IP Diadema

07/10/2021
1ª SEMANA DA FÉ REFORMADA DO PRRD
IBRAK PRRD

Igreja Presbiteriana do Brasil em Diadema -
Todos os direitos reservados.