Menu Mobile

 

 
Fechar galeria
IPB LOGO

A MANEIRA CORRETA DE LIDAR COM O SOFRIMENTO (SALMO 22)

O sofrimento é um fenômeno que sucede a todas as pessoas que pisam neste mundo. Todos somos passíveis de sofrer. Você que lê esse boletim certamente sofre por algum motivo específico. Talvez seja a depressão, a ansiedade, um problema no casamento ou com seus filhos; talvez seja o desemprego ou um problema no emprego, desânimo espiritual ou uma frustração. Estando sob a dolorosa realidade do sofrimento, oramos a Deus, mas às vezes a sensação é de que Deus não está presente, de que estamos desamparados. Esse também foi o sentimento de Davi. O que fazer em uma situação como essa? O nosso objetivo é aprender através do Salmo 22 qual é a maneira correta de lidar com o sofrimento.

A maneira correta de lidar com o sofrimento é, em primeiro lugar, clamar por Deus. Davi estava em profunda angústia (v.1). Ele estava sofrendo por causa de problemas relacionais (v.6-8, 12-13, 16, 18, 20-21), emocionais (v.1-2, 14-15) e, como consequência, físicos (v.17). Porém, a maior dor que Davi sentia era desamparo de Deus (v.1-2,11,19). Por isso ele clamou: “Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?” (v.1a). Davi questionou humildemente a Deus, pois ele o chama de “meu Deus”. Davi tinha muitos sintomas de uma pessoa em profunda depressão, mas mesmo assim continuava a clamar a Deus, dia e noite (v.2). Leve em oração o seu coração angustiado, deprimido e ansioso a Deus.

Em segundo lugar, a maneira correta de lidar com o sofrimento é adorar a Deus. Ainda que Davi tenha questionado a Deus, ele, em seguida, o adorou (v.4). Ele lembra-se de quem Deus é: “Contudo, tu és santo, entronizado entre os louvores de Israel” (v.4). A adoração de Davi era incondicional, não dependia da sua paz emocional, pois ele estava perturbado no coração (v.2). Adorar a Deus quando estamos atravessando uma profunda tribulação, depressão, desânimo, enfermidade é, de fato, difícil; porém, é o que nos manterá livres de cometer o pecado da arrogância contra ele, bem como mantermos a nossa fidelidade ao Senhor.

Em terceiro lugar, a maneira correta de lidar com o sofrimento é confiar em Deus. Mesmo diante dos ataques cruéis de seus inimigos, Davi manteve a confiança no Senhor (v.8). Davi confiou apenas no livramento do Senhor. Esse é um reflexo prático do primeiro mandamento: “Não terás outros deuses diante de mim” (Êx 20.2). A resposta de Deus foi livramento (v.22-26). Deus responde às orações dos seus servos (v.21). Devemos confiar no Senhor em nossas tribulações, porque ele não despreza “a dor do aflito” (v.24). Deus escuta o nosso clamor por socorro (v.24b).

Por fim, a maneira correta de lidar com o sofrimento é olhar para o Filho de Deus. Devemos nos lembrar do homem de dores (Is 53.3), Jesus Cristo, pois ele foi abandonado pelo Pai por causa dos nossos pecados (Mt 27.46). Nosso Senhor Jesus Cristo sabe o que é padecer o sofrimento e, por isso, se compadece do seu povo (Hb 2.17). Os seus olhos são ternos e compassivos para com os aflitos. A cruz de Cristo, portanto, mesmo sendo tão dolorosa, também exibe o mais profundo consolo para os crentes. Continue olhando para a cruz, meus irmãos.

Compartilhe:

Novidades

Acesse as últimas pregações, aulas e estudos bíblicos

23/08/2022
50 ANOS DE IPB DIADEMA
IP Diadema

22/08/2022
ESTUDO ESPECIAL DE FÉRIAS – AS BEM-AVENTURANÇAS
IP Diadema

07/10/2021
1ª SEMANA DA FÉ REFORMADA DO PRRD
IBRAK PRRD

Igreja Presbiteriana do Brasil em Diadema -
Todos os direitos reservados.